Crivella entrega à ABI sua “Carta ao Povo do Rio”


11/07/2008


O Senador da República Marcello Crivella, candidato à Prefeitura do Rio pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), fez entrega formal do documento intitulado “Carta ao Povo do Rio de Janeiro”, em que expõe os projetos que pretende submeter ao julgamento do corpo eleitoral. Na Carta, Crivella apresenta 12 pontos de compromisso que desde já assume como candidato.

A iniciativa segue o exemplo adotado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a campanha eleitoral de 2002, na qual o atual Presidente lançou a “Carta ao Povo Brasileiro”.

Em encontro com Maurício Azêdo, Presidente da ABI, Crivella revelou ter entregue o documento ao Cardeal Dom Eusébio Scheid, à OAB-RJ, e à Liesa, destinatários iniciais aos quais se somarão outras instituições representativas da sociedade civil, onde pretende fazer chegar seus projetos.

Crivella disse ainda que deseja afastar qualquer idéia de que, na hipótese de ser eleito, fará um governo religioso ou sectário. Mas, sim, que almeja ser a expressão da pluralidade da sociedade carioca.

A seguir, a íntegra do documento: 


Carta ao povo do Rio de Janeiro


Há seis anos, na eleição para Presidente da República, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva tomou uma decisão corajosa que marcou a história de sua campanha, lançando a Carta ao Povo Brasileiro. Nela anunciou seus compromissos, seus caminhos e suas diretrizes para governar o Brasil caso fosse eleito. O manifesto acabou com os boatos e com as especulações sobre como seria o novo governo, tranqüilizando o mercado, os empresários, os eleitores, enfim, tranqüilizando toda a Nação.

A campanha transcorreu em paz e a transição de Governo se fez de forma democrática e civilizada.

Eleito, Lula cumpriu os compromissos assumidos com o país e o Brasil vive hoje esse momento especial, com a sua economia crescendo de uma maneira vigorosa, gerando milhares de empregos e melhorando a distribuição de renda do povo brasileiro. De alguma forma, sinto que a minha candidatura, guardada as devidas proporções, também representa grandes mudanças para o Rio, gerando inquietações naturais.

Por isso, me senti estimulado a seguir os passos do Presidente Lula, por quem tenho grande amizade, respeito e admiração, lançando hoje, data em que inicio a minha campanha à Prefeitura do Rio de Janeiro, uma carta ao povo carioca.

Sempre gostei das coisas diretas e objetivas. Por isso, neste instante, quero dizer a vocês, de forma clara e transparente, o que representa a minha candidatura e quais os meus compromissos com o povo do Rio, caso seja eleito Prefeito da nossa cidade, compromissos estes pelos quais gostaria de ser cobrado.

1 – assumo o compromisso de não permitir a intolerância, a discriminação a cultos de qualquer origem e natureza. A base da nossa gestão será a defesa da liberdade, que inclui a liberdade de expressão e a liberdade religiosa.
2 – assumo o compromisso de repudiar e reprimir qualquer manifestação homofóbica na esfera do poder público municipal. A base de meu governo será o respeito à diversidade.
3 – assumo o compromisso de apoiar as tradições e manifestações culturais do Rio, em particular o Carnaval. Não temam qualquer tentativa de patrulhamento sobre o estilo desta festa popular conhecida internacionalmente e tão importante para a economia de nossa cidade.
4 – assumo o compromisso de escolher um secretariado técnico, baseado na competência de cada profissional. Buscarei os melhores quadros, onde quer que estejam, para compor a nossa equipe de trabalho.
5 – assumo o compromisso de não ter entre os meus 15 secretários municipais, 6 secretários especiais e 2 secretários extraordinários, nenhum membro da minha Igreja. O que pretendo, com isto, é dar uma demonstração clara e inequívoca de que não serei de forma alguma o Prefeito de uma instituição religiosa. Mas sim de todas as crenças, de todas as religiões, de todos os cariocas. Peço a compreensão dos membros de minha Igreja. Mas, a intenção desta decisão é proteger, não a mim, mas a eles.
6 – assumo o compromisso de não empregar nos quadros da Prefeitura qualquer integrante de minha família e isto inclui minha esposa e meus filhos. Sou terminantemente contrário a qualquer tipo de nepotismo.
7 – assumo o compromisso de não inchar a máquina da Prefeitura Municipal. Não vou criar novos cargos públicos, não vou criar novas secretarias. Não haverá populismo na minha gestão.
8 – assumo o compromisso de concentrar as nossas energias e o recurso municipal em ações de saneamento básico, educação, saúde, habitação, transporte e outras iniciativas de cunho social. Todas as obras em andamento serão concluídas.
9 – assumo o compromisso de continuar lutando para promover a participação das Forças Armadas no apoio às obras de caráter social e de infra-estrutura. Como Senador, já apresentei projeto para regulamentar esta parceria.
10 – assumo o compromisso de apoiar e promover, no que couber a esfera municipal, todas as ações de combate à criminalidade em parceria com o Governo Estadual e Governo Federal.
11 – assumo o compromisso, por mais óbvio que isto possa ser, de tratar todos os órgãos de imprensa falada, escrita e televisada de forma igualitária, criteriosa e justa. Sem absolutamente nenhum tipo de preferência ou proteção, sob qualquer motivo ou pretexto.
12 – por fim, assumo o compromisso de promover a paz e o entendimento, buscando sempre trabalhar em parceria com o Governo Estadual e o Governo Federal, com a sociedade civil organizada e a iniciativa privada. Somente assim poderemos verdadeiramente superar os imensos desafios e melhorar a nossa cidade.

Chega de conflitos. Chega de brigas políticas. Vamos arrumar o Rio.

Marcelo Crivella
Candidato a Prefeito, pela Coligação Vamos Arrumar o Rio.