Prêmio de Comunicação para a ABI


09/05/2008


Na próxima quarta-feira, dia 14, por decisão da Comissão de Organização da 11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, a Associação Brasileira de Imprensa será homenageada por seu centenário, celebrado em 7 de abril. Na ocasião, será outorgado à entidade o Prêmio Personalidade da Comunicação 2008. A cerimônia de entrega está marcada para as 20h, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Receberão a premiação, em nome da ABI, o Presidente da Casa, Maurício Azêdo, e o Vice-presidente, Audálio Dantas. Em resposta à Organização do Congresso, Maurício falou da gratificação pela indicação da entidade:
— A ABI recebeu com grande honra a decisão de homenageá-la em seu centenário com o Prêmio Personalidade da Comunicação, através da atribuição dessa notável distinção a mim e ao nosso Vice-presidente, Audálio Dantas. Como instituição e como pessoas, ficamos muito sensibilizados e agradecidos pela generosidade.

O evento também contará com a presença do Presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni; do Subsecretário da Secom, Ottoni Fernandes Jr.; e do Presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antônio Carlos Valente. São esperados cerca de 600 profissionais de comunicação de todo o País, entre convidados e congressistas.

A premiação

O Prêmio Personalidade da Comunicação foi instituído em 1999 e a primeira personalidade a recebê-lo foi o jornalista José Hamilton Ribeiro, editor especial do programa “Globo rural”. Depois vieram Vera Giangrande (2000), Miguel Jorge (2001), Alberto Dines e Paulo Nassar (2002), Gaudêncio Torquato e Mino Carta (2003), Ruy Mesquita (2004), Roberto Civita (2005), Octavio Frias de Oliveira (2006) e Johnny Saad (2007).

Na solenidade deste ano, de acordo com a comissão organizadora, os agraciados farão depoimentos sobre o tema “O futuro do Brasil e os caminhos da imprensa brasileira”. No caso da ABI, segundo o jornalista Eduardo Ribeiro — do Jornal da Comunicação Corporativa e um dos responsáveis pelo evento —, o prêmio é um ato de reconhecimento a uma entidade muito importante para a imprensa nacional:
— Estamos muito honrados em poder homenagear, nas figuras do Audálio e do Maurício, esta instituição tão importante para o jornalismo brasileiro e para o próprio Brasil.