Lançado guia com recomendações de segurança para jornalistas


11/09/2022


A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog, Artigo 19, Repórteres sem Fronteiras e Intervozes, lançou o “Guia para fortalecimento da proteção integral em redações e coletivos de comunicação comunitária”. O documento reúne análises e sugestões de práticas a serem adotadas por jornalistas e comunicadores para otimizarem a segurança de suas atividades jornalísticas.

“O Brasil é um dos países mais perigosos da América Latina e do mundo para a atuação de jornalistas e comunicadores. A situação se agravou nos últimos anos, após a eleição de Jair Bolsonaro, mas os desafios que enfrentamos são estruturais e não estarão findados com a iminente derrota do atual presidente nas eleições de outubro. Por isso este é um trabalho fundamental para a construção do país que queremos, que respeita a valoriza o jornalismo e a comunicação popular como pilares do regime democrático”, explica Giuliano Galli, coordenador da área de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog.

O conteúdo da cartilha foi elaborado a partir de um ciclo de oficinas virtuais promovido pela Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores em dezembro de 2021. Os encontros, destinados a jornalistas e comunicadores populares de todas as regiões do país, abordaram os mesmos temas explorados nos textos: princípios de proteção integral; avaliação de risco e estratégia de segurança; contexto de vigilância contra ativistas e comunicadores no Brasil; estratégias para a não vulnerabilização de fontes e armazenamento de informações sensíveis; proteção jurídica e recursos de apoio e proteção.

A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores é fruto de uma articulação entre organizações da sociedade civil com jornalistas e comunicadores de todo o Brasil. A iniciativa pretende combater o avanço dos ataques e das ameaças à liberdade de expressão, por meio da denúncia de casos, de processos de formação e de estratégias para garantir a participação de diferentes atores que podem e devem contribuir com a segurança dos profissionais da imprensa, que exercem um papel crucial para o bom funcionamento do regime democrático.

O “Guia para fortalecimento da proteção integral em redações e coletivos de comunicação comunitária” está disponível para download de forma gratuita no site da Rede de Proteção.