Senado celebra os cem anos da ABI


18/04/2008


O Senado realiza sessão especial na próxima quinta-feira, dia 24, às 10h, para celebrar os cem anos de fundação da Associação Brasileira de Imprensa. De acordo com o Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor da iniciativa, a sessão especial é o instrumento para homenagear a entidade que, “ao longo de todo esse tempo, vem contribuindo para a democracia brasileira e imprimindo sua marca para as futuras gerações”:
— A ABI foi fundada em 7 de abril de 1908, tendo como principal objetivo tornar-se um centro de ação para abrigar os trabalhadores da imprensa e assegurar à classe jornalística os direitos assistenciais. Contudo, a entidade foi além e dedicou-se não só à defesa dos jornalistas, mas também dos direitos civis de toda a sociedade.

O Senador anunciou que, durante a cerimônia, fará a retrospectiva histórica da atuação da ABI, enfatizando o papel da entidade na conquista de uma imprensa livre e responsável:
— É preciso lembra que a história da ABI muito se deve à atuação de seu idealizador, Gustavo de Lacerda — que não concordava com a idéia de que os jornais fossem empresas, dando lucro a seus acionistas — e de Barbosa Lima Sobrinho — que defendia os ideais nacionalistas e a imprensa como agente da conscientização política e social.

Para Inácio Arruda, a homenagem à Associação é importante, especialmente no momento atual, “que exige reflexão sobre o papel da mídia e a urgente democratização dos meios de comunicação, para que o Brasil alcance o desenvolvimento social”.