Livro conta a história de Irineu Marinho


05/12/2012


Foi lançado na última quinta-feira, 29 de novembro, no Rio de Janeiro o livro “Irineu Marinho – Imprensa e cidade”, da historiadora e socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho. A obra é resultado de dois anos de pesquisa do Memória Globo em seu próprio acervo e em coleções de jornais e documentos relacionados à trajetória de Irineu Marinho, sua correspondência e registros de sua vida civil e de sua atividade como homem público e empresário.
 
Presente na vida de Marinho desde que ele tinha 16 anos, o Jornalismo praticado no começo do século XX está documentado no livro, bem como a experiência de empresário e de seu jornal A Noite. Fundado em 1911, o jornal se pretendia autônomo, sem subvenção do Estado, buscava a autossuficiência financeira. Uma vez que o lucro dependia de leitores e anunciantes, A Noite buscou conquistar o leitor comum, mergulhando na cultura popular e modernizando a linguagem e a temática da pauta jornalística: o jornal publicava o resultado do jogo do bicho, envolvia-se nos problemas urbanos do dia a dia e investia no noticiário policial, atendendo a novas faixas de público, fora do alcance do jornalismo beletrista praticado até então.  
 
O volume acompanha o desenvolvimento de A Noite em paralelo à trajetória de Irineu Marinho. Bem-sucedido como empresário, o jornalista vivia em constante conflito com o poder político. Perseguido por Hermes da Fonseca, esteve preso no governo Epitácio Pessoa e teve que se autoexilar sob a presidência de Artur Bernardes – a ausência do País lhe custaria o comando de A Noite em 1925, em meio a um conflito entre os acionistas pelo controle da empresa. Apenas quatro meses depois, porém, Marinho daria o troco a seus adversários, lançando um novo jornal: O Globo. Não pôde, contudo, testemunhar o êxito da empreitada. Um mês mais tarde, o empresário morreria de enfarte, aos 49 anos, deixando o comando dos negócios a seu filho, Roberto Marinho. 
 
A carioca Maria Alice Rezende de Carvalho é historiadora formada pela PUC-Rio e doutora em sociologia pelo Iuperj. Desde 2005, atua como professora associada da PUC-Rio. No biênio 2009/2010 presidiu a Associação Brasileira de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Autora premiada pela Fundação Biblioteca Nacional e pela Associação Brasileira de Escritores, pesquisa e atua na área de estudos sociais da cultura e da cidade. 
Ficha técnicaIrineu Marinho – Imprensa e cidadeAutora: Maria Alice Rezende de CarvalhoPáginas: 232Formato: 19,5 cm x 25,5 cmPreço: R$ 48,00ISBN: 978-85-250-5302-2