Hoje é Dia de Livro


07/02/2023


Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI

Comunistas no Brasil 100 anos – Um partido centenário para um novo tempo

O lançamento de Comunistas no Brasil 100 anos – Um partido centenário para um novo tempo,  faz parte do conjunto de atividades editoriais, acadêmicas e políticas que marcam “o centenário de fundação do mais antigo partido do Brasil, que hoje integra o governo do Presidente Lula”, diz José Reinaldo se referindo ao Partido Comunista do Brasil, o PCdoB.

Na conversa com a coluna, José Reinaldo frisou que o trabalho está para além da efeméride. Trata-se de situar o papel hoje de um partido que desempenha luta centenária contra a opressão e pela liberdade dos povos.

“O que nos moveu a escrever e publicar este trabalho foi o desejo de opinar sobre intelectuais e militantes que se dedicam há décadas à luta pelo socialismo no Brasil, que engloba outras causas progressistas, como a democracia, a questão social e a soberania nacional”, explica o jornalista, conselheiro da ABI.

Ao longo de 136 páginas, José Reinaldo e Wevergton Brito respondem a questões que  aparecem toda vez que o assunto são partidos de sólido viés ideológico. A principal e que atravessa o livro é se “passados 100 anos desde seu aparecimento no cenário de partidos brasileiros, o Partido Comunista tem um lugar político prático, ou seja, uma missão contemporânea a cumprir”. A partir da pergunta, os autores tecem considerações. Dentre as quais José Reinaldo destaca algumas:  “Uma linha revolucionária voltada para a transformação total e profunda da sociedade – o que em nossa opinião pressupõe uma ruptura com a ordem vigente e o advento de uma nova sociedade, a socialista, – é capaz de constituir maioria na sociedade atual? Em suma, a construção permanente do partido comunista é viável ou uma quimera? Ou a época atual é receptiva apenas a partidos de direita, social-democratas e a formações de “esquerda” que veem a luta por mudanças a partir de nichos em que se fragmentam as lutas sociais? Buscamos responder a esses questionamentos a partir das lições da história centenária do partido. Neste labor reforçamos a convicção de que o Partido Comunista tem um papel singular no desenvolvimento político do país”, conclui José Reinaldo convidando à leitura.

Comunistas no Brasil 100 anos – Um partido centenário para um novo tempo, tem lançamento em São Paulo, dia 10, sexta-feira próxima, às 19h, na livraria Anita, que funciona na sede do PCdoB, rua Rego Freitas, 192, Centro, Capital. O lançamento no Rio e outras capitais será em março. Editora Kotter.