Sindicatos se unem contra demissão coletiva na Band


22/01/2018


 

O Sindicato dos Jornalistas e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas da Radiodifusão e Televisão do Estado de São Paulo uniram-se para mover ação judicial para suspender a demissão coletiva realizada pela Band e reintegrar os profissionais.

Cerca de 130 profissionais, entre jornalistas e radialistas, foram dispensados pela emissora em 4 de janeiro. A empresa alega ajuste em suas operações, reestruturação e reorganização do quadro profissional para justificar as demissões.

Na ação, os sindicatos ainda requerem que a Band se abstenha de fazer novas demissões em massa sem prévia negociação com o sindicato e reivindica que não se altere o regime de escala de folga aos finais de semana dos jornalistas do portal/site.

Em decisão liminar, o TRT da 2ª Região reafirmou a necessidade de negociação prévia com o sindicato laboral em caso de demissão coletiva e impediu que a Rede Bandeirantes realize novas dispensas imotivadas até a data da audiência, sob pena de multa de R$ 15 mil por trabalhador dispensado.

A audiência de instrução e conciliação estava marcada para esta quarta-feira (17/1), às 15h, no TRT-2.

Fonte: Portal dos Jornalistas