Unisinos fecha curso de pós-graduação em Comunicação


27/07/2022


A Unisinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, de São Leopoldo (RS), anunciou o fechamento de 12 cursos de pós-graduação, entre eles o de Comunicação, um dos mais conceituados do país, fundado em 1994, responsável pela formação de centenas de mestres e doutores.

A Associação Nacional de Cursos de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) publicou nota onde ressalta a excelência do curso e lamenta o seu fechamento.

“Construir um programa desse porte – com tudo e todos que isso envolve – demora décadas. Para destruir, basta uma canetada. A diretoria da Compós se solidariza com docentes e discentes afetados por decisão institucional unilateral”, diz a entidade.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unisinos também se manifestou através de nota afirmando que a universidade tem agido “em busca da máxima lucratividade (…) independentemente da da qualidade do ensino e do destino da comunidade”.

A direção da Unisinos afirmou que o objetivo dos cortes é “promover o equilíbrio financeiro da instituição e sua preparação para crescer de forma sustentável nos próximos anos”.

O processo seletivo previsto para este ano foi cancelado.

Um ato de protesto contra o fechamento dos cursos foi marcado pelos alunos para a próxima terça-feira, dia 26, às 16 horas, na universidade, Campus de São Leopoldo.