Estratégias de produto no jornalismo: Como alinhar conteúdo, audiências, negócios e tecnologia


09/08/2021


Este é o novo curso online gratuito que o Centro Knight acabou de lançar, “Estratégias de produto no jornalismo: Como alinhar conteúdo, audiências, negócios e tecnologia”. O curso será realizado de 23 de agosto a 19 de setembro de 2021, em parceria com a News Product Alliance, graças ao apoio da Google News Initiative. O curso abordará o Product Thinking e seu impacto nas redacões e sua integração com outras áreas da empresa .

O Design Thinking e o Human-Centered Design têm sido fundamentais nas empresas de tecnologia para a identificação de problemas e descoberta de soluções. Da mesma maneira, agora o Product Thinking ou Product Mindset (mentalidade de produto) está ajudando as empresas jornalísticas a ter sucesso no ecossistema de mídia digital.

Os profissionais de produto são cada vez mais requisitados em todo o mundo. As empresas de mídia cada vez mais entendem a necessidade de ter pessoas em suas redações focadas em como adotar uma abordagem centrada no usuário, na audiência.

O curso será ministrado simultaneamente em três idiomas por três instrutores: Paty Gomes (português), Adriana Lacy (inglês) e Mariano Blejman (espanhol). Paty Gomes é diretora de produtos no JOTA, startup brasileira que une tecnologia e jornalismo na cobertura dos Três Poderes e que, em 2019, foi considerada a melhor startup de notícias digitais do mundo (WAN-IFRA).

Durante quatro semanas o curso ensinará a reconhecer formas de desenvolver a cultura de produtos em sua rotina, será apresentado à visão e à estratégia de produto e aprenderá a desenvolver um produto a partir da identificação do problema e do conhecimento profundo da audiência.

“Estratégias de produto no jornalismo: Como alinhar conteúdo, audiências, negócios e tecnologia” é para jornalistas, criadores de conteúdo digital, gestores de mídias sociais, profissionais da comunicação e empreendedores, gerentes de produto e designers de UX/UI que buscam introdução ao universo de desenvolvimento de produtos digitais de mídia. No entanto, o curso está aberto a qualquer pessoa interessada em mídia e mentalidade de produto!

Mais informações com Filipa Rodrigues: filipa.rodrigues@utexas.edu ou para journalismcourses@utexas.edu