1 de julho de 2022


ACI promove eventos com pesquisadora da obra de Jorge Luís Borges


25/03/2022


Publicado no portal da Associação Cearense de Imprensa (ACI).

 

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) promove, nos dias 6 e 7 de abril próximo, eventos com a professora, pesquisadora e escritora Lyslei Nascimento, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As atividades integram as comemorações do Dia do Jornalista, 7 de abril, e serão gratuitas.

         

Credito Foto: ACI                            Credito Foto: portal.literatura.com

A programação começa às 19 horas da quarta-feira, 6, no auditório da ACI, com a conferência “Jorge Luís Borges e seus monstros”, um dos aspectos mais instigantes da obra do autor argentino, que foi muito influenciado pela tradição judaica. Borges também era crítico severo da mistura dos dialetos da literatura e do jornalismo.

Os eventos prosseguem na quinta-feira, 7, a partir das 10 horas, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (PPGLetras), no Campus do Benfica, com a palestra “Bestas apocalípticas e enciclopédicas em Machado de Assis”, voltada para estudantes de graduação, mestrado e doutorado nos cursos de Letras e Linguística. Nas duas sessões, serão sorteados livros da autora.

Organizada pela Diretoria de Biblioteca e Hemeroteca da ACI, a programação conta com apoio do Plebeu Gabinete de Leitura, Programa de Pós-Graduação em Letras de UFC, podcast As Cunhãs e do jornal digital Domingo à Noite.

Currículo

Lyslei Nascimento é doutora em Letras: Literatura Comparada pela UFMG, universidade na qual é professora na Faculdade de Letras das disciplinas Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Publicou Borges e outros rabinos (UFMG, 2009) e Despertar para a noite e outros ensaios sobre a Shoah (Quixote, 2018). Com Luiz Nazario, organizou Os fazedores de Golems (UFMG, 2004), obra reeditada em 2020, e com Maria Zilda Ferreira Cury, O olhar enigmático de Moacir Scliar (Quixote, 2019).

Com Miriam Volpe, Lyslei traduziu do espanhol para o português o ensaio A ficção marrana: uma antecipação das estéticas pós-modernas (UFMG, 2006), obra do filósofo Ricardo Foster, professor e pesquisador da Universidade de Buenos Aires e da Universidade de Maryland.

Coordenadora do GT de Literaturas Estrangeiras da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), Lyslei Nascimento coordena também o Núcleo de Estudos Judaicos e edita a Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos, ambos vinculados à UFMG.

Em 2015, Lyslei Nascimento venceu o Travel Award for Latin American Jewish Research na Universidade do Texas, em Austin, onde foi University Affiliate Visiting Scholar e Visiting Research, e realizou estágios pós-doutoral na Universidade de Buenos Aires e na Universidade de São Paulo.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012