Parentes e amigos homenageiam o imortal Luiz Paulo Horta


Por Cláudia Souza*

05/08/2013


 

O corpo de Luiz Paulo Horta é enterrado no cemitério São João Batista (Foto: Marcelo Trsistão/Agência O Globo)
O corpo de Luiz Paulo Horta é enterrado no cemitério São João Batista (Foto: Marcelo Trsistão/Agência O Globo)

Cerca de 300 pessoas acompanharam o sepultamento do jornalista e acadêmico Luiz Paulo Horta, no mausoléu da Academia Brasileira de Letras (ABL), no cemitério São João Batista, em Botafogo. A benção final foi dada pelo padre Paul Schweitzer, o mesmo que celebrou o casamento de Luiz Paulo com a jornalista Ana Cristina Reis, em 2007. O padre celebraria a missa de aniversário de 70 anos do acadêmico, no próximo sábado, dia 10.

A missa de sétimo dia será realizada na próxima quinta-feira, dia 8, às 19h, na igreja do Colégio Santo Inácio, na Zona Sul do Rio.

Antes do sepultamento, familiares e amigos participaram de uma missa em homenagem a Horta, na sede da ABL, celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.

— Luiz Paulo, além de jornalista e integrante da ABL, também tinha ligação com a arquidiocese, era um dos conselheiros do Centro Dom Vital. É um homem que veio para transformar, que deixa um exemplo de equilíbrio estando presente na cultura e na educação enquanto cristão, contribuindo para o bem, disse dom Orani.

Os filhos de Luiz Paulo, José Mauricio, Ana Magdalena Horta e Ana Clara Horta, e a mulher do acadêmico, a jornalista Ana Cristina Reis, se emocionaram durante a celebração na ABL.

A presidente da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado informou que Horta, ocupante da cadeira de número 23, fundada por Machado de Assis, será homenageado na Sessão da Saudade, da entidade.

— Estamos todos muito chocados, pois foi algo inesperado. Não sabíamos que ele tinha problemas cardíacos. Era um amigo, estava sempre presente. Temos a certeza de que ele está sendo acolhido nos braços de Deus .

*Com informações do jornal O Globo.