ABI em debate: Segurança Pública e Racismo


06/08/2021


Antero Luiz, recebe Dani Monteiro, deputada estadual RJ, Rene Silva, editor chefe do jornal Voz da Comunidade no Complexo do Alemão e Rumba Gabriel, liderança comunitária do Jacarezinho.  Assista o debate no canal da ABI no YouTube.

Dani Monteiro, a mulher mais jovem a ocupar uma vaga na Alerj. Nascida e criada no Morro do São Carlos, negra, favelada, socialista e feminista é hoje uma das principais vozes no parlamento do Rio de Janeiro em defesa da educação pública e gratuita de qualidade e pelos direitos de jovens, negros, mulheres e pessoas LGBTQIA+.

Rene Silva em 2005, aos 11 anos, criou o jornal Voz da Comunidade para denunciar os problemas no Complexo do Alemão e hoje é uma das vozes mais representativas da região, um dos maiores conjuntos de favelas do município do Rio de Janeiro. Em 2028 foi considerado um dos 100 jovens negros mais influentes no mundo pelo Most Influencial People African Descent.

Rumba Gabriel criador do Portal Favelas e uma das principais lideranças do Jacarezinho, região que já abrigou um grande quilombo e conhecida por sua efervescência cultural e política. Em abril, a favela foi alvo da operação policial mais letal da história da cidade com a morte de 29 pessoas. Jornalista e teólogo, sua trajetória sempre esteve ligada as lutas da comunidade onde nasceu.