Sílvio Tendler inaugura Cineclube Muiraquitã


28/12/2020


O cineasta e conselheiro da ABI Sílvio Tendler

O cineasta e conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) Sílvio Tendler inaugura nesta segunda-feira, 28, e, às 18 horas, o Cine Muiraquitã, com a exibição do curta-metragem Kunhangue – Universo de um novo mundo (2020, 21 m), da cineasta indígena Graciela Guarani, e Ladrões de cinema (1977, 127 m), de Fernando Coni Campos.

Kunhangue

O novo cine virtual faz parte do movimento Estados Gerais da Cultura, criado por Silvio, e haverá um debate ao final das apresentações.  Para assistir: htttps://vimeo.com/495058845  (Ladrões de cinema) e https://vimeo.com/495032954 (Kunhangue – universo de um novo mundo). A senha é  caliban 2020.

O Cine Muiraquitã é co-irmão do Cineclube Macunaíma da ABI porque o herói brasileiro Macunaíma, da obra de Mario de Andrade, recebeu de Ci (a mãe do mato) um amuleto da sorte: a pedra Muiraquitã.

Jesus Chediak no papel de Tiradentes

Um dos filmes que abrem este cineclube, o Ladrões de Cinema, tem Jesus Chediak no papel de Tiradentes.  Chediak, falecido em maio deste ano , vítima de Covid-19,  foi Diretor de Cultura e Lazer da ABI, idealizador e implementador de diversos  projetos culturais na Casa do jornalista.