Abraji e Embaixada dos
EUA realizam seminário


12/05/2020


Nesta terça-feira, 12, a partir das 10h, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) promove, junto à Embaixada e aos Consulados dos Estados Unidos, o seminário ‘Liberdade de imprensa durante a pandemia’. O evento internacional online foi idealizado em comemoração ao Dia Mundial de Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio.

Os conteúdos foram pensados para profissionais da mídia e alunos de jornalismo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. Ao todo, serão oito horas de atividades, com tradução simultânea.

O debate será norteado por três painéis temáticos, seguidos de sessões de perguntas e respostas. ‘Segurança dos profissionais da imprensa em meio à pandemia da Covid-19’  será o assunto de abertura. Na sequência, serão abordados ‘Futuro dos meios de comunicação após a pandemia’ e ‘Combate à desinformação durante a pandemia’.

Dentre os painelistas internacionais haverá nomes de distintas especializações. Serão Judith Matloff, especialista em segurança de jornalistas e professora da Universidade de Columbia (EUA); Teresa Frontado, editora-executiva da KUT 90.5, estação da NPR em Austin, Texas; e Cailin O’Connor, autora de ‘A Era da Desinformação’.

Entre os nomes nacionais que irão compor os painéis figuram o diretor de Redação da Folha de S.Paulo, Sérgio Dávila; a coordenadora do Programa Tim Lopes de proteção aos jornalistas, Angelina Nunes; e a diretora-adjunta da Rede Internacional de Checagem de Notícias, Cristina Tardáguila.

O Seminário será mediado por representantes da Abraji e a programação completa pode ser conferida no site da instituição. A iniciativa conta com apoio do Instituto Palavra Aberta, do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo – Projor e da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Fonte: Jornalistas e Cia