ABI mostra em CPMI os
riscos das Fake News


05/12/2019



Um projeto de combate às fake news no exato momento em que elas são disseminadas nas redes sociais foi uma das contribuições que a Associação Brasileira de Imprensa – ABI – apresentou  na 14ª audiência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News. Essa CPMI é presidida pelo senador Ângelo Coronel (PSB-BA) e a relatoria é da deputa Lídice da Mata (PSB/BA)

A ABI foi representada pelo seu diretor de Inovação e Tecnologia, jornalista Arnaldo César. Ele enfatizou a preocupação da atual diretoria da instituição com a proliferação de notícias falsas nas redes sociais: “especialmente, porque elas “corroem a democracia, desestabilizam o Estado Democrático de Direito e confundem e desorganizam a formação da opinião pública”.

Arnaldo César também alertou os parlamentares para os avanços tecnológicos que estão ocorrendo nesta área de deturpação da informação. Apresentou um vídeo mostrando os mecanismos utilizados no famoso escândalo da “Cambridge Analytica” e reproduziu uma “deep fake” (falsificação profunda) em forma de paródia feito com o atual mandatário do Brasil e o presidente dos Estados Unidos. “Deep fake” são adulterações de imagem, áudio e texto feitas com o auxílio de softwares de alta sofisticação tecnológica.

Em sua fala,  o deputado, associado da ABI e membro titular desta CPMI, Rui Falcão (PT/SP) concordou que  “fake news corroem a Democracia  e os parlamentos têm que estar permanentemente atentos a este flagelo”. Aproveitou ainda para agradecer  à ABI por estar se ocupando de um assunto tão momentâneo.

Na mesma reunião também foram ouvidas a Federação Nacional dos Jornalistas através do seu vice-presidente para a Região Centro-Oeste, o jornalista Gésio Passos; a agência de checagem Lupa, através de Natália Levien Leal; o portal Aos Fatos, representado pela sua diretora=executiva, Tania Nalon Xavier; e  o jornalista Thiago Reis da coluna Fato ou Fake, do Portal G1.

Assista ao vídeo completo da participação da ABI na “CPMI das Fake News”.