Declama na ABI recebe
público para sarau, dia 30


27/08/2018


Anna Maria Fernandes

O projeto é coordenado pelos diretor de Cultura e Lazer Jesus Chediak e pelo conselheiro Carlos Aberto Rocha e completou três anos em junho deste ano.

A escritora

Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso (FACHA), poeta, advogada e conferencista, Anna Maria Fernandes nasceu no Rio de Janeiro. É sobrinha de Jorge Fernandes, poeta modernista do RN e prima do escritor Peregrino Jr., fundador da UBE-RJ. Seu segundo livro, Seiva e sumo, de 1975, recebeu o Prêmio Olavo Bilac, conferido pela ABL, Menção Honrosa da UBE-RJ e foi coeditado pelo MEC.

Trabalhou na Assessoria de Imprensa e no Departamento Jurídico da LIGHT-RJ e também assinou uma coluna literária, durante três anos, no Correio Brasiliense.

Sol do Ser, Sol de Dentro

Foi aluna dos poetas Lêdo Ivo e Affonso Romano de Sant’Anna, na Oficina Literária de Afrânio Coutinho. Em 1987, proferiu conferência sobre vida e obra de Jorge Fernandes, em comemoração ao centenário de seu nascimento, no Auditório José de Alencar, da ABL.

Publicou Retrato obscuro (1970), Seiva e sumo (1986), Sem título (1990), Nó poético (1999), Antologia poética: cinco livros (2016).