Site de jornalismo de dados oferece conteúdo sobre a UE


04/07/2017


Bandeira da União Européia. Foto: Divulgação

A Agence France-Presse (AFP) e as agências de notícias italiana Ansa e alemã DPA lançaram nesta segunda-feira um site de jornalismo de dados European Data News Hub (EDNH), oferecendo conteúdo multimídia gratuito sobre a União Europeia.

Este site oferece textos em cinco idiomas (inglês, alemão, francês, espanhol e italiano), infografias, vídeos e fotos: “o máximo de conteúdo com base em fatos e números, levantamentos e pesquisas estatísticas”, indicou a AFP em um comunicado.

O EDNH tem como objetivo “informar e estimular o debate sobre questões da vida cotidiana na Europa”, como o terrorismo, Brexit, a crise dos imigrantes ou as mudanças climáticas.

“Os internautas serão em breve convidados a opinar sobre várias questões europeias”, indicou a AFP.

A sociedade alemã Datenfreunde GmbH (OpenDataCity) fornecerá ferramentas de pesquisa e visualização sobre os principais temas abordados pelo EDNH.

Todos os meios interessados serão livres para baixar essas ferramentas em seus sites, acrescentou a AFP acrescentou.

AFP, Ansa e DPA também vão distribuir o conteúdo do site através de seus serviços e o público poderá baixá-lo gratuitamente.

“EDNH recebe uma subvenção da Comissão Europeia e goza de total independência editorial, a chave para a sua credibilidade, como exigido pela carta publicada no site e acessível a todos”, ressaltou a AFP.

“No futuro, outros especialistas e agências de notícias europeias serão convidadas a contribuir para o EDNH, ampliando esta plataforma europeia de informação”, de acordo com a agência de notícias internacional.