‘Jornalista-robô’ envia alerta de tremor de 1925


23/06/2017


Foto: Arquivo/AP

Um “jornalista-robô” do jornal Los Angeles Times noticiou um terremoto na Califórnia. O único problema é a ferramenta publicou como algo novo um evento ocorrido em 1925.

O “jornalista-robô” informou, via Twitter, que a cidade de Santa Bárbara foi atingida por um tremor de magnitude 6,8, no último dia 21, às 16h51.

Como ninguém sentiu a terra tremer, o que seria muito estranho para um fenômeno tão intenso, eles decidiram investigar e descobriram que o “jornalista-robô” interpretou dados de forma errada e disparou a notícia.

Segundo o site Yahoo, a publicação usa o Quakebot, um algoritmo que busca dados no site da United States Geolocial Survey (USGS), agência americana que monitora terremotos, e publica notícias automaticamente de forma rápida.

Segundo informações do jornal, um funcionário enviou um alerta de terremoto por engano, quando atualizava um mapa antigo no site da agência, fazendo com que o robô cometesse o erro. O Los Angeles Times tirou a notícia do ar e pediu desculpas a seus seguidores.

O fato mostra que o sistema não é tão preciso e pode ser atacado por hackers que buscam levar cidades inteiras rumo ao caos.

Santa Barbara, na Califórnia (Pixabay)