RAC não paga salário e redação cruza os braços


06/03/2017


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) publicou em seu site que a Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), de Campinas, descumpriu novamente a promessa de quitar na última quinta-feira  (2) os salários e benefícios que deveriam ter sido pagos em 21 de fevereiro passado, o que levou os jornalistas a cruzar os braços em assembleia realizada na sexta-feira (3). Devido aos atrasos, os trabalhadores já haviam feito greve de 24 horas na semana passada.

A cada dia, a situação é mais grave. Primeiro, a empresa tinha se comprometido a pagar em 24 de fevereiro, adiando depois para 2 de março. Mas só na última sexta-feira (3), dez dias depois do acordado, é que os pagamentos foram feitos parcialmente com depósitos referentes a salários e benefícios. Porém, novamente, a RAC não cumpriu outro compromisso – o de pagar a primeira parcela do 13º salário, que seria dividido em quatro vezes, de fevereiro a maio próximo.

Há um ano os jornalistas da RAC sofrem com os constantes atrasos nos pagamentos, mas esse não é o único problema enfrentado, pois a empresa está descontando o Imposto de Renda sem repassar os valores à Receita Federal e, pelo segundo ano consecutivo, profissionais podem cair na malha fina. A rede também não paga o adicional de 1/3 quando os jornalistas entram de férias, mas desconta no mês seguinte no retorno dos trabalhadores.

Com a pressão do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e dos trabalhadores organizados, a RAC se comprometeu, no final de 2016, a regularizar a situação e propôs o pagamento semanal de ¼ dos salários, além do crédito dos vales refeição e alimentação dos cinco dias da semana e de ¼ das férias. Contudo, a rede não está cumprindo o acordo e os atrasos persistem.