28 de novembro de 2022


Jornalista preso na Turquia anuncia greve de fome


19/04/2017


Jornalista italiano Gabriele Del Grande. Foto: Reprodução Twitter

Jornalista italiano Gabriele Del Grande. Foto: Reprodução Twitter

A Agência Ansa divulgou que o jornalista italiano Gabriele Del Grande, que foi preso na Turquia na semana passada, anunciou nesta terça-feira (18) que fará uma greve de fome para que seus direitos sejam respeitados no país.

“Estou bem. Não tiraram um fio do meu cabelo, mas não posso telefonar, sequestraram meu celular e as minhas coisas e não me acusam de nenhum crime. A partir de hoje, inicio uma greve de fome e convido a todos a se mobilizar para pedir que sejam respeitados meus direitos”, disse Del Grande em um telefonema hoje.

Segundo o italiano, as autoridades só permitiram um contato nesta terça com a condição de que quatro policiais acompanhassem a ligação e após vários dias de reclamações do jornalista.

“Os meus documentos estão regularizados, mas não me permitiram que tivesse um advogado, nem me disseram quando isso terminará. A região onde fui preso está ligada ao meu trabalho e logo os interrogadores vieram ao meu encontro”, disse ainda o repórter.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores (Farnesina) pediu que o governo turco coloque o jornalista “em liberdade, no pleno respeito às regras da lei”. O comunicado, que foi assinado pelo chanceler Angelino Alfano, informa ainda que “o cônsul da Itália em Smirne” fará uma visita a Del Grande, que está em um centro de detenção da cidade de Mugla.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012