Encontro apresenta novas formas de fazer jornalismo


13/05/2016


As oportunidades no novo mercado existem e boa parte delas passa por um modelo de trabalho que valoriza a colaboração e o compartilhamento. No Jornalismo, não poderia ser diferente. Sem barreiras, paredes ou fronteiras, as novas formas de fazer jornalístico estão, em sua grande maioria, no ambiente digital. Mas o jornalista está preparado para cooperar entre si e gerar novos negócios coletivos? Novas e recentes experiências, algumas já bem-sucedidas, dizem que sim. E é isso que o Projeto Reinventar JornalistasRJ quer mostrar em sua oitava edição, no próximo dia 8, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro.

Ex-colaboradores de grandes veículos de imprensa, Agostinho Vieira, do Portal Colabora; Cristina Alves, do site Mulheres 50+; Cristina Tardáguila, da Agência Lupa; e Natália Viana, da Agência Pública, vão mostrar que é possível criar projetos coletivos inovadores, abrindo as portas do mercado para novas e importantes iniciativas. O evento apresentará ainda a proposta de cooperativa de jornalistas, idealizada pelo fotojornalista Paulo Araújo, que em breve se materializará na forma do Portal Solidário.

“O momento é difícil para todos e, em especial, para os jornalistas que assistem a   meios impressos tradicionais definhar até a morte, levando com eles uma enxurrada de empregos formais, seja de carteira assinada, seja como PJs”, afirma a jornalista Rosayne Macedo, criadora e moderadora do JornalistasRJ e idealizadora do Reinventar. No entanto, aposta, é possível virar o jogo pelas vias do empreendedorismo e da inovação. “Tem muitas e múltiplas formas de empregar o trabalho do jornalista. E o próximo painel Reinventar escancara isso. Cada um pode  encontrar a sua ‘pegada’ e buscar saídas em parcerias  com outros colegas que desejam também se reinventar”, afirma.

Com entrada gratuita, o painel ‘Projetos colaborativos de jornalismo: o desafio de empreender juntos’ acontece das 8h30 às 12h30, mediado pelos jornalistas Paulo Jerônimo (Pagê), vice-presidente da ABI, e Malu Fernandes, do Reinventar JornalistasRJ. Seguindo o que já vem se tornando “tradição”, o coffee break é compartilhado, com cada participante levando algum item para complementar a mesa. Esse momento tem ainda a função de promover interação e networking.

As inscrições já estão abertas e são limitadas, com prioridade para profissionais integrantes do Grupo JornalistasRJ, no Facebook. Os interessados devem confirmar presença no mural do evento na página oficial do Reinventar https://www.facebook.com/reinventar.jornalistasrj/ e preencher um formulário online, que está disponível no endereço …… . Para obter a confirmação, até o dia 17, é preciso que o formulário seja preenchido. A confirmação dos inscritos segue para o e-mail cadastrado pelo participante.

Sobre o Reinventar JornalistasRJ

Jornalistas reunidos em torno de uma causa justa e necessária: incentivar nos colegas a busca por novos rumos na carreira, sem deixar de lado a sua essência. Isso é o Reinventar JornalistasRJ, responsável por esses encontros quinzenais na ABI, que têm possibilitado a quebra de inúmeros paradigmas, reafirmando, principalmente, a máxima de que “a união faz a força”.

Em contrapartida, a comunidade do grupo no Facebook já reúne um número representativo de mais de 10.000 seguidores, se consolidando como um importante espaço para reflexões sobre os rumos do Jornalismo, firmar parcerias e buscar informações relevantes à atuação profissional.

A iniciativa conta com a chancela da  ABI e apoio do ortal dos Jornalistas/Jornalistas&Cia, Café & Pauta e do Rock Experience – estas últimas, duas empresas conduzidas por jornalistas que se reinventaram. Os sete encontros já organizados reuniram mais de 400 profissionais e 40 palestrantes – na maioria jornalistas-empreendedores que são casos de sucesso – e têm servido de inspiração para muitos profissionais.

Como surgiu e está crescendo

Na esteira dos grandes passaralhos que varreram as redações entre agosto e setembro de 2015, surgiu o Reinventar, com objetivo inicial de ajudar profissionais recém-desligados a encontrar novas perspectivas de trabalho. Iniciativa do grupo JornalistasRJ – que reúne hoje mais de 10 mil perfis no Facebook -, o projeto rapidamente ganhou o apoio institucional da ABI e, a cada edição, vem reunindo expressivo número de jornalistas profissionais em busca da reinvenção na atividade.

Totalmente voluntária, a iniciativa já conta hoje com uma rede de mais de 80 jornalistas, conectados pelo Whatsapp. Recém-lançada, a fanpage oficial já conta com mais de 700 curtidas e o Reinventar também lançou um canal no YouTube.

“Que as empresas jornalísticas estão em crise, não há como negar. Mas, o que se descortina é uma nova forma de exercício profissional, tendo como proposta o pensar ‘fora da caixinha’”, afirma Verônica Martins, jornalista-reinventora que faz parte da organização do Reinventar.

Segundo ela, as redações não estão desaparecendo, mas se expandiram, não têm mais paredes, e os jornalistas se tornam novos empreendedores, abrindo espaço para ideias criativas, originais e inovadoras. “É fundamental o apoio de inúmeros inventores, que têm se prontificado a arregaçar as mangas para não somente organizar os painéis quinzenais, com objetivo de agregar novos conhecimentos aos profissionais, como também de desenvolver outras ações”, explica.

Programa de capacitação

Uma das ações do projeto é o Programa Reinventar de Capacitação, iniciado esta semana (dias 11, 12 e 13 de maio) com o curso de Gestão de Mídias Sociais, realizado em parceria com a Contenuto Comunicação, da jornalista Patrícia Ladeira, e a ABI, para proporcionar a inserção de muitos profissionais no universo das mídias sociais. Novos cursos serão realizados no espaço, a custos mais acessíveis que os disponíveis no mercado.

O projeto Reinventar foi convidado a assumir uma coluna semanal às terças-feiras, ao vivo, das 9 às 10h, no ‘Painel da Manhã’, na Rádio Roquete Pinto (94.1 AM), apresentado por Jorge Ramos, coordenador de jornalismo. No dia 17 de maio a jornalista Graça Duarte será a porta-voz do grupo, em um rodízio que envolve os coordenadores do Reinventar e diretores da ABI. Há também uma alternância de porta-vozes nas palestras. No dia 16, Malu Fernandes e Érica Ribeiro fazem palestra na Estácio da Barra. E dia 19, Rosayne Macedo estará na Semana de Comunicação da Unisuam, em Bonsucesso.

Sobre os projetos inovadores e seus criadores

Ex-colaboradores de grandes veículos de imprensa, Agostinho Vieira, do Portal Colabora; Cristina Alves, do site Mulheres 50+; Cristina Tardáguila, da Agência Lupa; e Natália Viana, da Agência Pública, vão mostrar que é possível criar projetos coletivos inovadores, abrindo as portas do mercado para novas e importantes iniciativas. O evento apresentará ainda a proposta de cooperativa de jornalistas idealizada pelo fotojornalista Paulo Araújo, que em breve se materializará na forma do Portal Solidário.

Projeto #Colabora – Agostinho Vieira é responsável pela criação e um dos vários colaboradores do projeto #Colabora. Ele tem uma trajetória voltada para cargos executivos. Foi editor-executivo e diretor executivo do Globo e do Extra, além de diretor de jornalismo do Sistema Globo de Rádio e diretor da Rádio CBN. Pós-graduado em Gestão de Negócios na França e em Gestão Ambiental pela Coppe/UFRJ, Vieira foi agraciado com o prêmio Esso de Jornalismo, em 1994, e dois prêmios da Society of Newspaper Design, em 1998 e 1999. Até o ano passado, era responsável pela coluna e pelo blog Economia Verde, publicados no jornal O Globo.

Mulheres 50+ – Com 25 anos de jornalismo diário, Cristina Alves se uniu a mais seis jornalistas experientes – Angelina Nunes, Elvira Lobato, Raquel Almeida, Ana Lúcia Araújo, Cláudia Lima e Regina Eleutério – para a criação do blog que troca ideias e informações sobre a chegada à faixa etária dos 50 anos. O projeto colaborativo se desdobra na plataforma digital e também em encontros presenciais. Depois de passar pelas redações do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil e O Globo, hoje ela é sócia da Nau Comunicação.

Agência Lupa – Pioneira do blog Preto no Branco – que checava as declarações dos candidatos nas eleições –, do jornal O Globo, Cristina Tardáguila é a criadora da primeira agência de fact-checking do Brasil, chamada Lupa. O trabalho consiste em apresentar dados reais e factíveis, funcionando como um contraponto a informações errôneas apresentadas por alguns entrevistados. Para isso, conta com o apoio de mais três bem-sucedidos jornalistas para uma checagem robusta e consistente sobre diversos temas.

Agência Pública – Natália Viana é diretora da Agência Pública de jornalismo investigativo do Brasil, escolhida para traduzir e publicar, em primeira mão, os documentos do WikiLeaks sobre o país. Juntamente com mais duas jornalistas, Mariana Amaral e Tatiana Merlino, ela tem como objetivo elevar a qualidade do que é produzido em termos de informação pública. A ex-repórter da revista Caros Amigos, fez um mestrado em radiojornalismo no Goldsmiths College, na Universidade de Londres, que lhe abriu o caminho para o jornalismo investigativo.

Cooperativa Solidária – Fotojornalista premiado, com vasta carreira no mercado do Rio de Janeiro, e 30 anos no Jornal O Dia, Paulo Araújo lidera um grupo de cerca de 35 profissionais, entre repórteres, fotojornalistas, web-designers, cartunistas, marketing e  TI, que se uniu em um esforço conjunto para fundar uma cooperativa para prestar serviços de jornalismo. A maioria desses profissionais atuou na imprensa do Rio de Janeiro, em veículos como Jornal do Brasil, O Globo, O Dia, Extra, Jornal do Commercio, O Povo, Lance! e Chance, entre outros.  Em breve, este coletivo lançará o Portal SolidáRio.

Serviço:

8ª edição do Encontro do Reinventar JornalistasRJ–ABI

Tema:

Local: Auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

Endereço: Rua Araújo Porto Alegre 71 – 7º andar – Centro – Rio de Janeiro

Data: 18 de maio de 2016

Hora: das 8h30 às 12h30

Palestrantes: Agostinho Vieira (portal Colabora) – Cristina Alves (Mulheres 50+) – Cristina Tardáguila (Agência Lupa) – Paulo Araújo (SolidáRio) – Natália Viana (Agência Pública).

Inscrições:

No Facebook:  https://www.facebook.com/reinventar.jornalistasrj/

No formulário: https://www.facebook.com/reinventar.jornalistasrj/

Importante: É necessário confirmar presença no mural do evento no grupo JornalistasRJ e preencher o formulário. Somente cadastrados receberão confirmação da organização do evento por email.

Informações: contato.jornalistasrj@gmail.com