ABI prestigia Dia Nacional das Comunicações


05/05/2016


dia das comunicações2A ABI celebra, neste dia 5 de maio, o Dia Nacional das Comunicações, data de nascimento de Marechal Cândido da Silva Rondon. Considerado o Patrono das Comunicações no Brasil, Rondon é um dos responsáveis por uma maior integração nacional na época, com a criação de mais de duas mil linhas telegráficas no país, que ligaram a região sudeste ao norte do País. Naquela época, o único meio de comunicação para distâncias era o telégrafo elétrico. O mundo, como é hoje, não vive sem comunicação. E ela pode acontecer de diversas formas: rádio, televisão ou internet, por exemplo. De qualquer forma, pode-se notar que os métodos de comunicação foram aperfeiçoados, passando desde mensageiros, aves, telégrafo e o telefone.

Desde os primórdios o homem sempre teve a necessidade de se comunicar. No início dos tempos os homens das cavernas já se comunicavam através de gestos e grunhidos até começar a registrar mensagens através de pinturas nas paredes das cavernas.

O papel e a radiodifusão

Com o surgimento da escrita e do papel, desenvolvido pelos egípcios, surgem as mensagens por escrito. Entre os anos de 1438 e 1440, o alemão Johannes Gutenberg produziu o primeiro sistema de prensa tipográfica, que permitiu a produção de publicações em grande escala de livros e jornais impressos. O primeiro livro a ser produzido em grande tiragem foi a bíblia católica.

Um grande passo na história da comunicação se deu no início dos anos 1900, quando o físico italiano Guglielmo Marconi patenteou o primeiro rádio da história, fazendo surgir uma nova era na comunicação, pois o rádio atingia também o público analfabeto, que era a maior parte da população na época. As primeiras transmissões radiofônicas eram boletins de notícias e radionovelas.

Em 1927,  o engenheiro norte-americano Philo Taylor Farnsworth conseguiu pela primeira vez transmitir imagens estáveis de um lugar para outro e surgia assim a televisão. A primeira transmissão televisiva nos Estados Unidos foi um protótipo do desenho animado “O Gato Félix”.

A internet

Com certeza o maior impacto na história da comunicação foi o surgimento da internet na década de 1950 com objetivo de troca de informações no período da Guerra Fria.

Atualmente as mídias atuam em convergência e com um aparelho de celular do tipo smartphone é possível acessar a internet, ouvir rádio, assistir televisão, tirar fotografias, enviar mensagens e, obviamente, fazer ligações telefônicas.

A comunicação está em constante evolução e com o passar dos anos diversas profissões surgiram envolvendo essa ciência. Damos parabéns a todos jornalistas, publicitários, relações públicas, designers, fotógrafos e outros profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a comunicação.