Agência promove oficina em checagem de dados


09/08/2016


lupa-agenciaJá estão abertas, até dia 22 de agosto, inscrições para concorrer a 15 vagas na maratona de Fact-Checking (metodologia de checagem de dados). O evento será realizado com estudantes durante o Festival Piauí Globonews de Jornalismo deste ano entre os dias 7, 8 e 9 de outubro.

Começou na segunda-feira, 8, o período de inscrição para a primeira Oficina de Fact-Checking da Agência Lupa. O evento consiste em maratona de checagem a ser realizada durante o Festival Piauí Globonews de Jornalismo deste ano e é o resultado de parceria entre a Lupa e o Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa. Serão selecionados até quinze universitários que participarão dos três dias de atividade.

Na sexta-feira, 7 de outubro, os participantes assistirão a palestras sobre metodologia de checagem e edição da Wikipédia. Nos dias 8 e 9, se debruçarão sobre alguns verbetes (ainda não definidos) para aprender, na prática, como são construídas informações verificáveis. Podem participar da oficina estudantes de graduação regularmente matriculados em qualquer curso superior.

Para se candidatar a uma das vagas é preciso preencher corretamente todos os campos obrigatórios deste formulário on-line até às 23h59 do dia 22 de agosto.

Além de fornecer dados pessoais, os interessados deverão resolver dois exercícios. A Abraji, parceira da oficina, recomenda que os candidatos leiam os enunciados no formulário de inscrição e que elaborem as respostas usando editor de textos. Quando tudo estiver pronto, bastará copiar e colar no formulário, incluindo as URLs dos links.

A oficina de checagem é presencial e será realizada na capital de São Paulo. A Agência Lupa cobrirá despesas com passagem e hospedagem de no máximo cinco alunos que tenham sido classificados e residam em outros estados.

O prazo para enviar o formulário é 22 de agosto. A Abraji analisará todas as respostas e divulgará os nomes dos selecionados até 7 de setembro. Depois disso, será criado grupo fechado no Facebook para compartilhamento de informações e entrosamento dos alunos classificados.

Importante: A participação na oficina da Lupa não garante entrada para as mesas de debate do Festival Piauí GloboNews de Jornalismo. Os interessados em acompanhar essas palestras deverão adquirir ingressos a parte.

Serviço:

Maratona de Checagens Lupa e Wikimedia

Quando: 7, 8 e 9 de outubro (sexta, sábado e domingo, durante o Festival Piauí GloboNews de Jornalismo)

Onde: Em São Paulo (SP)

O quê: Workshop de fact-checking e edição, dividido em três dias. Na sexta-feira, apresentação da metodologia da Lupa e do passo a passo de edição na Wikipédia. No sábado e no domingo, workshop para checar, editar e melhorar verbetes relacionados a poder e política na Wikipédia.

Com quem: Equipe de jornalistas da Agência Lupa e colaboradores Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa.

Quem pode participar: estudantes de graduação de qualquer curso.

Inscrições: até às 23h59 de 22 de agosto, apenas pelo formulário on-line.

Resultado: até 7 de setembro, via @agencialupa, @abraji, @revistapiaui

Informações no site da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).