Morre o jornalista e crítico de cinema José Carlos Avellar


18/03/2016


avellar_vlMorreu na manhã desta sexta-feira (18) o jornalista e crítico de cinema José Carlos Avellar. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ele faleceu de complicações causadas por uma quimioterapia. O jornalista tratava um linfoma. Avellar construiu uma sólida carreira como crítico, sendo internacionalmente reconhecido pela publicação de artigos e livros. Até o falecimento, o jornalista foi Coordenador de Cinema do Instituto Moreira Salles.

Avellar trabalhou mais de 20 anos como crítico de cinema no Jornal do Brasile atuou como diretor da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), diretor cultural da extinta estatal Embrafilme e diretor-presidente da RioFilme (empresa de cinema da prefeitura do Rio). Recentemente, ele atuava como consultor do Festival de Cinema de Berlim (Alemanha) e coordenador de Cinema do Instituto Moreira Salles.

Em dezembro de 2006, José Carlos Avellar recebeu, do governo francês, a condecoração Chevalier des Arts et Lettres. Ele também publicou seis livros, entre os quais se destaca O chão da palavra: cinema e literatura no Brasil (2007), onde analisava clássicos da literatura como “Vidas secas” e “Mémórias do cárcere.”

José Carlos Avellar era casado e não tinha filhos.