Inscrições para bolsa de produção de reportagem


23/02/2016


02-pulitzer-center-fellowshipO site da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) postou que o Pulitzer Center on Crisis Reporting abriu inscrições para a bolsa Persephone Miel em reportagem global. A bolsa, de US$ 5 mil, é voltada para a produção de uma reportagem sobre tópicos ou regiões de importância global, com ênfase em problemas que não foram assunto de reportagens anteriormente ou que não tiveram uma cobertura ampla. Segundo o texto, projetos que foquem em problemas sistêmicos do país de origem do bolsista receberão prioridade.

A publicação acrescenta que a bolsa é aberta para todos os jornalistas, escritores, fotógrafos, produtores de rádio ou de filmagem e freelancers, de fora dos Estados Unidos e que queiram produzir a reportagem no seu país de origem. Mulheres e jornalistas de países em desenvolvimento são incentivados a participar. Os candidatos devem ser proficientes em Inglês.

A bolsa irá beneficiar aqueles com acesso limitado a outras oportunidades de bolsa e aqueles cujo trabalho não é disseminado internacionalmente.

O site diz ainda que, antes da produção da reportagem, o bolsista irá viajar para Washington D.C., onde irá conhecer e interagir com os funcionários do Pulitzer Center, além de participar de um workshop de dois dias, focando nas estratégias de posicionamento e divulgação da reportagem.

O Pulitzer Center irá trabalhar com os bolsistas para realizar a distribuição do trabalho em diferentes plataformas nos Estados Unidos, de forma a alcançar a maior audiência possível, por isso, projetos que combinem plataformas múltiplas como impresso, fotografia e vídeo terão prioridade.

As inscrições podem ser feitas até 01 de março através deste link.