Ex-presidente do Uruguai, José Mujica, receberá homenagem na ABI


26/08/2015


mujica

 

A Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur) celebra a trajetória do ex-presidente uruguaio em solenidade na ABI, nesta quinta-feira, dia 27, à 9h, com a entrega da primeira edição do prêmio “Personalidade Sur 2015”, criado para aplaudir personalidades latino-americanas de grande destaque no cenário mundial.

A agenda do ex-presidente uruguaio inclui um encontro com estudantes, solicitado por Mujica, às 18h, no auditório do Teatro Odylon Costa filho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A descriminalização das drogas no Brasil será um dos temas debatidos durante a palestra do líder uruguaio, que legalizou a comercialização da maconha em seu país.

José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica presidiu o Uruguai entre 2010 e 2015. Participou da luta contra a ditadura militar no Uruguai (1973-1985) como membro do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros. Permaneceu preso durante 14 anos por esta atividade.

Casado com a ex-militante Lucía Topolansky, Mujica reside em uma pequena fazenda nos arredores da capital Montevidéu. Exerceu o cargo de Presidente Pro tempore do Mercosul (mandato rotativo de seis meses exercido entre presidentes dos países membros) até 12 de julho de 2013.

*Postado por Cláudia Souza