Jornalistas lançam manual prático de redação, com 1001 dicas e curiosidades


Por Claudia Sanches

29/07/2015


DadePaulo

Foto: Jornalistas Dad Squarisi e Paulo José Cunha

Quando utilizar “a princípio ou em princípio”? “Escrevo onde ou escrevo aonde”, “a ver ou haver”? O certo é “abdome ou abdômen”? Qual a diferença entre “acento e assento”? E quando devemos usar “à medida que  ou na medida em que?”.

Para ajudar no exercício de quem escreve, e evitar que quem trabalha com a escrita caia em armadilhas em tempos de Internet, os jornalistas Dad Squarisi e Paulo José Cunha lançaram o livro “1001 Dicas de Português – Manual Descomplicado”.

O tira-dúvidas, com 1001 dicas, é prático, informativo e bem-humorado. Organizado em ordem alfabética, o leitor encontra rapidamente tudo o que precisa saber para ter certeza de que não cometeu nenhum deslize em seu texto. Além disso, ainda descobre centenas de curiosidades e fatos interessantes sobre a língua portuguesa.

capadolivro1O livro lembra também que, nos meios eletrônicos, os erros mais comuns são de pronúncia, como recorde, subsídio, rubrica; de concordância; de gênero (milhão, milhar); emprego dos tempos e modos verbais.

Segundo os autores, a ideia da publicação surgiu das dúvidas levantadas pelos leitores da coluna “Dicas de Português”, publicadas no jornal “Correio Braziliense” e em outros jornais do país.  A ideia principal é socorrer os angustiados, conforme brinca Cunha, que pensou no “drama” do redator mediante sua dúvida:

 — Quem escreve tem dúvidas. Em geral, tem pressa. Precisa de respostas rápidas, descomplicadas e confiáveis. A consulta a gramáticas exige tempo e familiaridade com as obras. A internet aceita tudo. Quem não pode distinguir o certo do errado embarca em enrascadas. A maioria dos manuais no mercado são bons. O problema é que a consulta desses livros é difícil e em segundo lugar, eles se propõe a ensinar gramática.