ABI promove exibição de filme sobre Descolarização


Por Cláudia Souza*

03/10/2014


Imagem do filme "Ser e Vir a Ser"

Imagem do filme “Ser e Vir a Ser”

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresenta nesta quarta-feira, dia 8, às 19h30, na Sala Belisário de Souza, localizada no 7º andar do edifício-sede da entidade, no Centro do Rio, sessão especial do documentário “Ser e Vir a Ser”(Vivendo e Aprendendo) dirigido pela cineasta e escritora francesa Clara Bellar.

A exibição, promovida pelo Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), objetiva o contato do público com o que há de mais recente na produção cinematográfica mundial.

O filme ainda inédito no circuito brasileiro, foi recentemente apresentado no Festival de Cinema do Rio de Janeiro. A obra tem classificação indicativa da livre.

Clara Bellar visitou regiões da França, da Alemanha, do Reino Unido e dos Estados Unidos em busca de informações sobre famílias que optaram pela não escolarização dos filhos, “para incentivar o respeito à autonomia das crianças e o desejo inato de aprender”, descreve a documentarista.

Esta iniciativa educacional vem crescendo em diversos países, de acordo com estudos sobre o tema, porém é proibido em no Brasil e na Alemanha, por exemplo.

A exibição, que será seguida de debate sobre o tema e o processo de produção do documentário, contará com a participação de Clara Bellar, da pesquisadora Carla Ferro, especialista em Desescolarização, e do professor Marcos Ferreira Santos, da Escola de Educação da Universidade de São Paulo(Feusp).

Assista o trailer abaixo: