CPJ pede libertação de jornalista tailandês, detido por críticas ao governo


Por Claudia Sanches

16/09/2015


pravit_rojanaphrukfoto2

Jornalista Pravit Rojanaphruk (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (15/09) o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) manifestou sua preocupação com a prisão do jornalista tailandês Pravit Rojanaphruk. O Colunista e repórter da versão tailandesa do jornal The National no país, foi detido  nesta segunda-feira (14/9) por causa declarações feitas por ele violou as políticas da junta militar sobre a informação, disse um porta-voz do governo Col Winthai Suvaree.

O representante da CNJ na Ásia, Bob Dietz, pediu a libertação imediata do jornalista: “A detenção de Pravit é a indicação mais forte até agora que o Conselho tem sobre a intenção de ordem do governo para reprimir comentários críticos sobre a forma como é feito na Tailândia”.

Na segunda-feira, o editor-chefe do jornal, Thepchai Yong, foi o responsável por comunicar a imprensa do país sobre a prisão do jornalista.  “Não há qualquer justificativa para a prisão de Pravit Rojanaphruk. Se os militares acham que ele fez algo errado, existem canais legais para lidar com isso. Vemos isso como uma ameaça direta à liberdade de imprensa”, disse.

No Twitter, o primeiro-ministro da Tailândia, Prayuth Chan-ocha, ressaltou que a detenção do repórter é um “ajuste de atitude”, medida encontrada pelo governo tailandês de pressionar os críticos ao regime. “Não uso a lei para os que estão contra mim. Uso-a contra aqueles que estão errados. As pessoas que criticam o governo não percebem que isso não ajuda a melhorar o país”.
Segundo informações da BBC News, desde o maio 2014 numerosos políticos, jornalistas e cidadãos foram obrigados a assistir ao que o governo tailandês chama de sessões para “atitude de ajuste”. Estas sessões são essencialmente breves períodos de encarceramento pelos militares e pode durar até uma semana.