Prêmio CNH de Jornalismo Econômico anuncia vencedores


Por Igor Waltz*

04/12/2013


Foto: Fábio Francis/Divulgação

Foto: Fábio Francis/Divulgação

Foi realizada na noite da última terça-feira, 3 de dezembro, a cerimônia de entrega do 21° Prêmio CNH de Jornalismo Econômico, em São Paulo. A premiação, que contou com 281 inscritos, consagrou reportagens que contribuíram para uma reflexão sobre o desenvolvimento e a conjuntura econômica do País e capacidade de tradução dos fatos econômicos para o leitor. A revista Exame e o Jornal do Commercio, de Pernambuco, estiveram  entre os vencedores.

A Folha de S. Paulo foi a vencedora na categoria Jornal com o trabalho “Fora dos trilhos: as revelações do cartel ferroviário no Brasil” –conjunto de reportagens de Catia Seabra, Julianna Sofia, Dimmi Amora e Flávio Ferreira sobre o cartel nas licitações de metrôs em São Paulo e Distrito Federal revelado pela Siemens.

Já a reportagem “A China escolheu seu caminho, e nós?”, da revista Exame, escrita por Roberta Paduan, Alexa Salomão, Luiza Dalmazo, Guilherme Manechini, Patrick Cruz e Patrícia Ikeda levou o prêmio na categoria Revista. Entre os blogs, o eleito foi “Achados Econômicos”, de Sílvio Crespo.

A Categoria Excelência Jornalística contemplou a reportagem “Descaminhos”, do Jornal do Commercio (PE), escrita pela jornalista Roberta Soares. As matérias “Caos do Campo ao Porto”, do jornal O Globo, escrita pelos jornalistas Henrique Gomes Batista e Danielle Nogueira e a matéria “Qual o efeito do BNDES”, da revista Exame, escrita pela jornalista Cristiane Barbiere ganharam menção honrosa.

Ao todo, foram distribuídos cerca de R$ 52 mil entre os vencedores.

*Com informações do Prêmio CNH de Jornalismo Econômico.