Instituição britânica oferece bolsas a jovens fotojornalistas


Por Igor Waltz

11/07/2013


 

Norte-americano Adrian Fussell foi o vencedor de 2012, com ensaio sobre jovens imigrantes que se voluntariam ao Exército dos EUA. (Crédito: Adrian Fussell/Ian Perry Scholarship)

Norte-americano Adrian Fussell foi o vencedor de 2012, com ensaio sobre jovens imigrantes que se voluntariam ao
Exército dos EUA. (Crédito: Adrian Fussell/Ian Perry Scholarship)

Estão abertas até o dia 1º de agosto as inscrições para concorrer à Bolsa Ian Perry, voltada para estudantes de fotografia e fotógrafos formados com até 24 anos. A iniciativa, que vai distribuir 3 mil libras (cerca de R$ 10 mil) para o primeiro colocado e 500 libras (cerca de R$ 1.700) para o segundo, pretende ajudar jovens fotógrafos documentaristas a realizar um projeto e aumentar sua visibilidade na comunidade internacional de fotografia.

O vencedor terá seus trabalhos exibidos em uma galeria em Londres durante o mês de setembro, além de receber equipamentos da Canon e ser considerado automaticamente pela World Press Photo como finalista do Joop Swart Masterclass, que acontece entre os dias 2 e 8 de novembro, em Amsterdã. Todos finalistas também terão suas imagens publicadas na revista britânica Sunday Times Magazine.

A bolsa é concedida pela Ian Perry Scholarship, fundação criada por amigos e familiares de Ian Perry, além de seu editor de imagens no The Sunday Times, Aidan Sullivan. Ian Parry foi um fotojornalista galês morto aos 24 anos durante a cobertura para a The Sunday Times da Revolução Romena de 1989.

Em 2012, o vencedor da bolsa foi o norte-americano Adrian Fussell, na época com 23 anos, com o ensaio “My Name is Victoria”, que retratou a tentativa de jovens imigrantes moradores dos subúrbios de Nova York de assimilar-se à comunidade voluntariando-se ao exército dos EUA. Em segundo e terceiro lugares ficaram o colombiano Marcelo Pérez del Carpio e a norueguesa Hilde Mesics Kleven.

As inscrições podem ser realizadas pelo link www.ianparry.org/apply.