19 de agosto de 2022


Zocchi comenta pesquisa sobre perfil do jornalista


22/02/2021


Em entrevista ao diretor da ABI em São Paulo, Ricardo Carvalho, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP)  lembrou que, com a pandemia e com a crise econômica, cresceu a demanda  por informação. “Houve uma procura enorme da população brasileira pelo jornalismo – um  movimento que  reforçou o  jornalismo”, diz ele , lembrando  que tanto as empresas de comunicação da área impressa, como as de rádio e TV  estão aos poucos avançando também nas plataformas  digitais.

Paulo Zocchi, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Segundo Zocchi, pelo modelo de negócio dessas  grandes plataformas,  boa parte da circulação de informações tem a ver com informações jornalísticas. “O público fica com a impressão falsa de que ele tem acesso gratuito à informação jornalística, o que  atinge diretamente as empresas do setor”, afirmou.

Para ele, há duas considerações a fazer  a respeito desse assunto:  Já existe no Congresso Nacional  proposta no sentido de que as plataformas de internet paguem pelo conteúdo jornalístico que elas utilizam e a partir do qual elas faturam.

Segundo, a FENAJ tem um projeto para que seja instituída uma lei no Brasil, com a cobrança de uma espécie de taxação,  capaz de corrigir distorções e restabelecer equilíbrios. Essa lei oneraria o faturamento bruto das plataformas, a fim de  fomentar um fundo de apoio ao jornalismo, sob critérios que um conselho gestor iriam discutir.

Veja a pesquisa sobre perfil do jornalista, Retrato da Categoria, feita pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

O “Retrato da Categoria”, um compilado de dados feito pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, revelou que o número de jornalistas e sua remuneração têm reduzido nos veículos impressos, enquanto aumentam em rádios e TVs.

https://www.sjsp.org.br/noticias/retrato-da-categoria-c777

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