Unificação ortográfica no Brasil começa em um ano


25/07/2008


O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira, dia 25, em Lisboa, que o Governo está elaborando um cronograma de execução do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, e espera que dentro de um mês o decreto sobre a unificação possa estar disponível para consulta pública no Brasil.

As novas regras ortográficas começarão a ser implantadas nos livros didáticos dentro de um ano, e o Ministro espera que esse processo de unificação esteja concluído no País até 2011.

Em entrevista à Agência Brasil, Fernando Haddad disse que o cronograma está bem adiantado junto ao Itamaraty e ao Ministério da Cultura, para que o decreto presidencial sobre o assunto possa ser posto em consulta pública, o que poderá ocorrer daqui a 30 dias:
— Pretendemos publicar esse decreto no Diário Oficial nos próximos meses, talvez ainda em setembro ou outubro.

A unificação da língua portuguesa é o tema do debate da 7ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. onde o Ministro está acompanhando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em conversa com os jornalistas, Fernando Haddad defendeu que a unificação vai facilitar a comunicação entre os países que falam o idioma:
— Imagine a dificuldade, nos órgãos internacionais, de tradução de documentos e a dificuldade em fazer com que o Português seja aceito como língua oficial de organismos multilaterais — declarou.