Representante de Repórteres sem Fronteiras é libertado


04/07/2016


Erol Önderoglu

Erol Önderoglu

O Portal Imprensa postou que um tribunal turco decidiu libertar o representante da ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), Erol Önderoglu, e o presidente da Fundação de Direitos Humanos da Turquia, Sebnem Korur Financi, presos no país sob acusação de “propaganda terrorista”.

O advogado de Financi, Oya Meriç Eyuboglu, informou que trabalha para a libertação do jornalista Ahmet Nesin, cujo arquivo do processo está em outro tribunal.

Segundo a publicação, os profissionais atuaram por um dia na direção do jornal Özgür Gündem para demonstrar apoio ao veículo pró-curdo mais antigo do país e que já enfrentou uma série de repressões do governo. Ao todo, 44 jornalistas e intelectuais já participaram da ação. Trinta e sete deles são investigados pela Justiça.

No início de junho, um procurador de Istambul pediu à Justiça que o representante da RSF fosse condenado a 14 anos de prisão. Após o pedido, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, declarou preocupação com a situação dos jornalistas na Turquia. Outras entidades decidiram se unir à RSF e pedir a libertação imediata dele.