Tribuna culpa Justiça por paralisação


01/12/2008


Alegando que a morosidade da Justiça é a culpada por sua decisão, o Diretor-proprietário da Tribuna da Imprensa, jornalista Hélio Fernandes, interrompeu sua circulação nesta segunda-feira, dia 1º. Segundo ele, a paralisação é temporária, até que o Judiciário resolva apreciar as ações que envolvem o jornal e provocaram seu fechamento.

Num artigo em tom indignado na primeira página do número que circulou dia 1º, sob o título “Tribuna interrompe momentaneamente sua circulação”, Hélio Fernandes acusa o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, responsável pela apreciação do caso, de protelar seu parecer, já que o processo encontra-se em seu poder desde 2006.

A ABI expressou sua solidariedade ao jornalista, diante da situação criada pela demora da decisão em relação a ação ajuizada pela Tribuna desde 1979, portanto há quase três décadas. Em contato com o Presidente da Casa, Maurício Azêdo, Hélio Fernandes contou ter recebido apoio também de outras instituições e personalidades de todo o País, inclusive do Presidente do Conselho Federal da OAB, César Britto, que divulgou declaração, condenando o atraso da divulgação da resolução do processo. O texto será republicada no Consultor Jurídico, maior e mais importante site de informações de casos judiciais do País.

Hélio foi também convidado por 32 sites a publicar neles seus artigos e sua coluna diária, enquanto a Tribuna estiver suspensa:
— A repercussão está sendo a melhor possível — diz ele. — Tive a intenção de fazer uma primeira página histórica, e fiz. O assunto repercutiu em tudo que é site e na OAB, César Brito.

Exemplares

Hélio Fernandes contou que soube que logo de manhã já havia exemplares da Tribuna da Imprensa diante dos juízes do STF — “na mesa do Joaquim Barbosa, do Gilmar Mendes (Presidente) e de todos os outros ministros do Supremo”. E diz que recebeu ligações de vários leitores, “chorando e pedindo para o jornal não parar”:
— Mas nós vamos continuar na Tribuna Online, diariamente. Vamos abrir com meus artigos cada vez mais violentos contra este estado de coisas e os que traem e vendem o País e querem cada vez mais enriquecer à custa do Brasil. Nós não temos dinheiro porque lutamos contra esses elementos, e todos sabem disso.

Segundo o jornalista, em quase 60 de existência a Tribuna da Imprensa já enfrentou diversas situações semelhantes à atual:
— A Tribuna tem uma história que só mesmo vendo o arquivo do jornal para tomar conhecimento de tudo. Ela não começa neste caso, que é somente mais um episódio. Só que este é o resultado das coisas que foram se acumulando. Resolvi fazer essa manchete de primeira página usando a palavra momentaneamente, porque podemos reabrir amanhã ou daqui a 15 dias. Assim que resolvermos essa situação, no dia seguinte estaremos nas bancas de novo.

Hélio Fernandes criticou a morosidade da Justiça, dizendo que o grande culpado dos atrasos do Poder Judiciário é o próprio Estado brasileiro:
— A União tem participação em 70% dos processos que transitam no Brasil: ou ela é ré ou é acusadora — e então, protela o máximo possível. É preciso fazer uma reforma no Judiciário brasileiro, bem como no Legislativo e no Executivo. As pessoas têm medo de lidar com a Justiça, porque ela está cada vez mais injusta.

Enquanto a Tribuna impressa estiver fora de circulação, o noticiário e as opiniões do jornal serão divulgados em www.tribunadaimprensa.com.br.