Tragédia no Rio é destaque na mídia internacional


26/01/2012


O desabamento de três prédios no Centro do Rio ganhou destaque no noticiário internacional. O site do jornal espanhol El País informou que “o local da tragédia coincide com o centro nervoso do Rio, onde milhares de pessoas circulam diariamente”.
 
O argentino La Nacion chamou a atenção para a queda dos edifícios e citou “os danos causados também ao Theatro Municipal, um dos grandes monumentos cariocas, que no ano passado recebeu a visita o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama”.
 
A rede britânica BBC veiculou matéria em seu site citando o desabamento e “os desafios do Brasil para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016″.
 
O Financial Times recordou a queda do edifício Palace II, em 1998, na Barra da Tijuca, e a explosão em outubro último do restaurante Filé Carioca, na Praça Tiradentes, no Centro do Rio.
 
As agências de notícias Reuters e France Presse também relacionaram a tragédia no Centro do Rio aos preparativos do País para sediar eventos esportivos de grande porte.
 
Com o título “O Brasil estará pronto para as Olimpíadas?”, o site The Christian Science Monitor afirma que “o colapso de três prédios no Centro do Rio de Janeiro soa como um duro alerta para os brasileiros, na medida em que o País corre para construir residências, hotéis, estruturas de transportes e outros projetos antes da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.”
 
Também citaram a preparação para os jogos esportivos na notícia do acidente os sites do Wall Street Journal, do International Business Times.
 
O jornal norte-americano The Washington Post destacou a entrevista com o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, e ilustrou o assunto com uma galeria de fotos da tragédia. O site BostonGlobe.com ressaltou o trabalho das autoridades municipais e policiais no trabalho de rescaldo.
 
A TV norte-americana CNN exibiu cenas ao vivo mostrando o cenário de destruição. O jornal The New York Times noticiou o desabamento e as dúvidas em relação ao número total de mortos e feridos e sobre as causas da tragédia, também destacada pelo diário El Universal.
 
Vítimas
 
Pelo menos quatro pessoas morreram e 20 estão desaparecidas no desabamento, que aconteceu por volta das 20h30min, desta quarta-feira, 25. O Edifício Liberdade, com 20 andares, que era localizado na Avenida Treze de Maio, 44, caiu sobre um sobrado de quatro pisos, onde funcionava uma loja, e sobre o Edifício Colombo, de 10 andares, que ficava na Rua Manoel de Carvalho, 16.
 
Segundo o Prefeito Eduardo Paes, até o momento, há uma lista com 24 nomes de pessoas desaparecidas. O resgate das vítimas nos escombros está sendo feito por bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento, que atuaram nos deslizamentos no Morro do Bumba, em Niterói; e em Angra dos Reis, na Costa Verde do litoral do Rio de Janeiro, e no terremoto no Haiti, todos ocorridos em 2010.
 
Segundo o Coordenador da Comissão de Análise e Prevenção e Acidentes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Luis Consensa, especialistas em estrutura foram convocados para fazer uma avaliação no local e ajudar a descobrir as causas do acidente.
 
Parentes e amigos das vítimas estão sendo atendidos no posto de informação montado pela Prefeitura na Câmara dos Vereadores do Rio, próximo ao local da tragédia.
*Com O Globo, G1, R7, Estadão.

núo