Tecnologia da comunicação preserva clima


05/04/2012


Usadas adequadamente as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) podem reduzir em até 15% o efeito de gases estufa no planeta até 2020. A conclusão é do estudo “A ponte da banda larga: ligando TIC’s com ações climáticas”, relatório produzido pela Comissão de Banda Larga do Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas da União Internacional de Telecomunicações (UIT, sigla em inglês).
 
O estudo destaca que a internet banda larga pode se transformar em uma importante ferramenta de transformação para uma economia de baixo carbono, além de apresentar soluções para a redução dos gases estufa e mudanças climáticas.
 
O relatório contém dez recomendações que podem contribuir com a implementação das tecnologias de informação e comunicação, visando a uma economia de baixo carbono. O trabalho deverá ser apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO + 20), que será realizada no Rio, em junho.
 
Dentre as propostas apresentadas pelo estudo constam “a adoção de estratégias nacionais para universalizar o acesso e a acessibilidade à banda larga e garantir regras claras e regulamentos sobre clima e banda larga para criar um quadro de segurança para investimentos”.
 
O Secretário geral da União Internacional de Telecomunicações, Hamadoun Touré, disse que o combate às alterações climáticas implica alterações nos hábitos humanos:
― Implica transformar completamente o nosso modo de vida, a forma como trabalhamos, a nossa forma de viajar, mudar nosso modelo de desenvolvimento para outro mais justo, mais sustentável, que garanta nossa sobrevivência. Nós precisamos colocar em jogo todos os recursos disponíveis para nós e mobilizar a vontade política de transformar  discussões e negociações em acordos e ações, disse Hamadoun Touré.
 
 
* Com informações da Rádio ONU.