Sindieletro-MG denuncia aumento de acidentes de trabalho


03/11/2009


Representantes do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores da Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro-MG) encaminharam diversos ofícios à Associação Brasileira de Imprensa(ABI) relatando questões relacionadas à categoria, em especial, o aumento de casos de acidentes de trabalho relacionados à Companhia Energética de Minas Gerais(Cemig). Segundo o Sindieletro-MG, de 2003 até hoje, 57 trabalhadores, sendo 49 terceirizados, morreram vítimas de acidentes enquanto prestavam serviços para a Cemig.

A Associação Brasileira de Imprensa entrou em contato com a Cemig para apurar a posição da empresa diante das inúmeras denúncias. Através de sua assessoria de comunicação, a Cemig informou que não comentará o caso.

Íntegra do documento enviado pelo Sindieletro-MG

Belo Horizonte, 24 de setembro de 2009.

Ilmo. Sr.

Mauricio Azêdo, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa

O Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores da Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro–MG), mais uma vez, encaminha correspondência com o objetivo de, não somente denunciar os acidentes fatais ocorridos na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) com os trabalhadores de seu quadro próprio e terceirizado, mas buscando, principalmente, apoio para reduzir a zero estes acidentes. Vale ressaltar que os acidentes de trabalho trazem grandes prejuízos às famílias desses trabalhadores, aos cofres públicos e à sociedade.

No dia 5 de setembro de 2009, Fernando Cardoso, empregado da empresa contratada pela Cemig, CVL Construções Elétricas, exercendo suas funções de eletricista, saiu pela manhã para trabalhar no Distrito de Córrego Urucu, próximo a Porto dos Volantes, em um caminhão ano 92/92 da referida empreiteira, com uma turma de sete trabalhadores. Chegando à região do distrito de Santana do Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, o motorista perdeu o controle do veículo, abalroando-o na parede do imóvel, e vindo a falecer no local. Conforme o Boletim de Ocorrência, o caminhão, com 17 anos de uso, não apresentava condições de trânsito e a causa do acidente foi uma falha no sistema de freio.

O Sindieletro/MG, através desta denúncia, busca o apoio da opinião pública e das autoridades para conter o descaso da Cemig com as condições de trabalho e a vida de seus trabalhadores.

A terceirização — com a precarização da mão de obra, dos equipamentos e veículos utilizados pelas contratadas, as horas extras e a carga de trabalho excessiva — é a principal causa dos acidentes de trabalho. De 2003 até hoje, 57 trabalhadores morreram vítimas de acidentes enquanto prestavam serviços para a Cemig. Destes, 49 eram terceirizados.

Isto posto, solicitamos, mais uma vez, que sejam tomadas as providências cabíveis para a apuração dos acidentes o quanto antes, para que não ocorram ouras perdas.

Atenciosamente,

Willian Vagner Moreira, Diretor e Coordenador-Geral

Argemiro Ferro Filho, Secretário de Saúde e Segurança no Trabalho