4 de dezembro de 2022


Folha de S.Paulo vence prêmio da Cruz Vermelha


26/10/2017


Crianças palestinas no muro entre Israel e Palestina (Imagem: Reprodução)

A série multimídia “Um Mundo de Muros” , publicada pela Folha de junho a setembro deste ano, ganhou o Prêmio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha de Cobertura Humanitária Internacional. O anúncio aconteceu nesta quarta (25), em São Paulo.

O júri destacou a “pluralidade de perspectivas em torno de um problema humanitário global muito contemporâneo” e saudou a utilização “primorosa” de recursos técnicos.

O conjunto de textos jornalísticos, ensaios fotográficos e vídeos deu origem a sete capítulos, ao longo dos quais a equipe do jornal percorreu quatro continentes para mostrar as raízes históricas, sociopolíticas e econômicas de diversos muros e barreiras.

O mote para a série foi uma pesquisa da professora canadense Elisabeth Vallet, que apurou haver hoje no mundo 70 grandes edificações desse tipo.

Para preparar o material, os repórteres foram às fronteiras entre EUA e México , Quênia e Somália e Sérvia e Hungria. Também estiveram em Israel e na Cisjordânia , em Lima (Peru) e na rodovia dos Imigrantes, em Cubatão (SP).

Eram finalistas ainda as reportagens “Filhos de Ruanda”, da GloboNews, e “Vidas intermitentes no deserto”, publicada pela revista “Época”.

Série da Folha sobre “Um Mundo de Muros”

 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012