Seminário debate “revolução das mídias sociais”


23/03/2011


“A nova ordem política empurrada pela revolução das mídias sociais: e o poder da internet e da comunicação descentralizada” é o tema do seminário que a Fecomercio realiza na próxima sexta-feira, 25 de março, na sua sede em São Paulo. De acordo com os organizadores, o objetivo do debate é analisar os limites e os perigos da divulgação indiscriminada de documentos sigilosos e as tendências da comunicação diplomática.
 
 
Um dos assuntos que serão debatidos no seminário é a Lei de Direito de Acesso a Informações Públicas no Brasil e no mundo. Para falar sobre esse tema foi convidado o jornalista Fernando Rodrigues, atual Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que também atua como coordenador do evento.
 
Esse tipo de legislação é uma reivindicação antiga no Brasil, principalmente dos jornalistas e pesquisadores. Em mais de 80 países já existe uma lei que permite o acesso a informações públicas.
 
Em nosso País a proposta está tramitando no Senado. Segundo especialistas, quando for aprovada a Lei de Direito de Acesso a Informação Pública vai beneficiar inclusive empreendedores que desejam investir no Brasil.
 
Outros temas que serão debatidos no seminário são proteção à informação sigilosa; estratégias públicas diplomáticas para proteção de dados; e segurança internacional. Maiores informações no site da Fecomercio (http://www.fecomercio.com.br/?option=com_eventos&view=interna&Itemid=11&id=3631).   
 
 
Serviço
 
Evento: Seminário “A nova ordem política empurrada pela revolução das mídias sociais: e o poder da internet e da comunicação descentralizada”
 
Data: 25 de março
Local: Fecomercio
Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, nº 285, Bela Vista, São Paulo (SP)
 
Programação
 
9h30 — painel “Internet, informação e riscos”
Palestrante: Renato Opice Blum, Presidente do Conselho de Teconologia da Informação e Comunicação da Fecomercio
 
9h45 — painel: “O dilema atual sobre o que é informação aberta e o que é informação fechada”
 
10h15 — painel “A Lei de Direito de Acesso a Informações Públicas”
Palestrante: Fernando Rodrigues, Presidente da Abraji e jornalista da Folha de S.Paulo DIV>

 
10h45 — painel “O suso político da Internet nos dias de hoje”
Palestrante: Maurício Curi, Gerente geral da Educartis e curador do TDxVilaMadá. Ele também vai falar sobre como a sociedade e os órgãos públicos têm utilizado as redes sociais virtuais para mobilizar e mudar o mundo.
 
11h — Debate
 
12h — Conclusões e encerramento
Palestrante: Renato Opice Blum