Santa Catarina terá Museu da Comunicação


09/05/2012


O estado de Santa Catarina vai ganhar um Museu da Comunicação. O projeto foi apresentado pelo Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, à diretoria da Associação Catarinense de Imprensa, em reunião com o Presidente Ademar Arnon, o ex-Presidente e Conselheiro Moacir Pereira e dos diretores Carlos Stegemann e Lucia Helena Viera. O trabalho foi desenvolvido pela empresa Viés Cultural (especializada em museologia e patrimônio, selecionada por licitação pública).
 
 
Ao final da apresentação, Ademar Arnon disse que ficou entusiasmado com o projeto:
― Afirmo, com segurança, que Santa Catarina ganhará um espaço referência em nível nacional, seja na qualidade do conteúdo quanto no alto índice de tecnologia agregada, aspecto cada vez mais comum aos museus de todo o mundo, declarou.
 
 
O Museu da Comunicação terá paredes virtuais para projeção de imagens, feixes de som direcional (inédito no Brasil), telas e mesas touch screen com tecnologia de toque infravermelho. Na opinião do Presidente Ademar Arnon as novidades servem “para tornar o nosso museu um ambiente atrativo para que as novas gerações descubram a história da comunicação por meios muito atrativos e, sobretudo, interativos”.
 
 
Entre os principais acervos do museu constam a reprodução das capas dos jornais de Santa Catarina, a memória auditiva dos grandes locutores das rádios do estado e as emissoras de TV (rede e locais), além da evolução das redações e gráficas e até uma simulação de uma banca de jornais e revistas. Haverá também uma biblioteca e um espaço para exposições temporárias.
 
 
“O Museu da Comunicação Catarinense será um patrimônio dos cidadãos, uma contribuição essencial para a memória da importante missão de informar e vai guardar parcela significativa da história de nosso estado”, afirmou o Presidente da Associação Catarinense de Imprensa.

* Com informações da Associação Catarinense de Imprensa.