Salão de humor exibe obras de museu português


25/08/2010


O 37º Salão de Humor de Piracicaba apresenta, a partir desta quinta-feira, 26 de agosto, obras do Museu Nacional de Imprensa (MNI), da cidade do Porto, em Portugal. Os trabalhos estarão sendo exibidos em duas exposições: uma com o melhor das “Crises” do XI PortoCartoon-World Festival e outra com um painel do artista brasileiro Spacca, evocando Bartolomeu de Gusmão e feita expressamente para a edição deste ano do PortoCartoon.
 
A apresentação destes trabalhos integra-se no protocolo assinado entre o MNI e a Prefeitura de Piracicaba em 2005, para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas na área do desenho de humor, inserindo-se ainda na linha de internacionalização do PortoCartoon, cujas mostras já estiveram presentes, além do Brasil, em países como Argentina, Espanha, França e México. 

A exposição “Crises” é composta por 50 trabalhos apresentados na edição de 2009 do PortoCartoon, cujo objetivo é chamar despertar a atenção do público, com humor, para a crise mundial. Já o trabalho de Spacca — evocando o “padre voador” que, há 300 anos, fez subir em Lisboa o seu aeróstato —, é uma réplica do grande painel que está em exibição, desde junho, na estação de Metrô de Faria Guimarães, na cidade do Porto.

 
O MNI está sendo representado no Salão de Piracicaba pelo do seu diretor, Luís Humberto Marcos, que também desempenha a função de presidente do júri internacional que irá escolher quais os melhores entre os mais de 1 mil 700 trabalhos que estão concorrendo no Salão de Piracicaba.
 
* Com informações do Sindicato dos Jornalistas de Portugal.
 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012