RSF: Liberdade de imprensa cai no Brasil em 2018


18/04/2019


A organização Repórteres Sem Fronteiras divulgou hoje (18) a nova edição do seu ranking de liberdade de imprensa e a situação do Brasil piorou. No atual levantamento, o país ocupa a 105ª posição, três abaixo da que estava em 2018.

Entre os motivos para a queda está a tensão política registrada na última campanha eleitoral, no ano passado. “No Brasil (105ºª, -3), desde a campanha eleitoral, a imprensa se tornou um alvo para os partidários de Jair Bolsonaro, tanto no campo virtual quanto físico”, ressalta o documento.

A publicação apresenta ainda um alerta para o panorama geral no país. “A eleição de Jair Bolsonaro em outubro de 2018, após uma campanha marcada por discursos de ódio, desinformação, ataques à imprensa e desprezo pelos direitos humanos, é um prenúncio de um período sombrio para a democracia e a liberdade de expressão no país”, explica a organização.

 

Outros países latino-americanos também registraram queda no ranqueamento. É o caso da Venezuela, que em meio à crise política e social do governo Nicolás Maduro perdeu cinco posições e atualmente está em 148º lugar.

 

Mesmo os Estados Unidos também sofreram queda. Com um discurso abertamente contrário à imprensa encampado pelo presidente Donald Trump, o país caiu três posições no ranking e estão em 48º lugar.

 

“Se o debate político desliza subrepticiamente ou manifestamente a um ambiente de guerra civil, na qual os jornalistas fazem o papel de vítimas expiatórias, os modelos democráticos estão em grande perigo”, destaca Christophe Deloire, secretário-geral da RSF.

A Noruega lidera a classificação com a melhor classificação mundial de liberdade de imprensa. Contudo, de acordo com o relatório, apenas 24% dos países podem ser considerados em boa situação. No ano passado, 26% dos países ou territórios analisados estavam nessa situação.

O Brasil, assim como os Estados Unidos estão na chamada zona de “situação problemática”.

Acesse a íntegra do documento.

Fonte: Portal Imprensa