Repórter sensacionalista em cena


02/09/2008


Nesta quinta-feira, dia 4, será exibido no Cine ABI “A montanha dos sete abrutes” (“Ace in the hole”), de Billy Wilder. A sessão gratuita é parte da mostra A Imprensa no Cinema, que, coordenada pelo Diretor de Cultura e Lazer da ABI, Jesus Chediak, apresenta filmes que abordam o jornalismo, como forma de homenagear o centenário da entidade e o bicentenário da Imprensa Régia no Brasil. O filme estava programado para o mês passado, mas não foi exibido devido a problemas técnicos.

“A montanha dos sete abrutes” gira em torno de Charles Tatum (Kirk Douglas), um jornalista inescrupuloso e em fim de carreira, empregado num pequeno diário de uma cidade interiorana, Albuquerque, nos EUA, que vislumbra a possibilidade de retornar à grande imprensa com uma matéria sensacionalista e inverídica. Enviado por seu editor para cobrir uma caça às cascavéis em cidade vizinha, durante a viagem ele encontra o gancho para sua autopromoção: um homem preso em uma caverna. Apostando na máxima “a morte de centenas ou milhares de pessoas não tem o mesmo interesse que a morte de uma única pessoa”, Tatum cria condições para sua ascensão profissional, explorando a desgraça alheia em matéria questionável e antiética.

A sessão acontece na Sala Belisário de Souza, 7º andar do edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio) e está programada para às 18h30.