Repórter do Futuro oferece curso sobre conflitos


28/06/2017


Estão abertas até 4 de julho as inscrições para o 16º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e outras Situações de Violência. O módulo faz parte do Projeto Repórter do Futuro, da Oboré, e será realizado em São Paulo.

O curso é oferecido a 20 estudantes selecionados, que assistem palestras de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de conferência de imprensa. Ao final de cada encontro, produzem reportagem e são orientados individualmente nesta produção.

Os encontros reúnem juristas, militares, policiais e jornalistas para tratar sobre normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e sobre o trabalho da imprensa nestes contextos, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em mais de 80 países. Neste ano, os conferencistas serão o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares; o responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV, Erich Meier e o jornalista Yan Boechat.

Os interessados em participar devem preencher este formulário de pré-inscrição até 4 de julho. Depois disso, é preciso comparecer ao encontro de seleção marcado para 8 de julho. Os candidatos realizarão teste e os 20 estudantes que tiverem perfil para melhor aproveitamento do módulo serão chamados para participar do curso. As aulas estão programadas para acontecer entre 29 de julho e 26 de agosto, sempre aos sábados, em São Paulo.

O módulo do Projeto Repórter do Futuro é promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV em parceria com a Oboré e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD e apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, Sindicato dos Professores de São Paulo – Sinpro-SP e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – SJSP.

Veja, abaixo, a programação do curso:

Encontro de Confraternização e Seleção
8 de julho, 10h00
Local: Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja – Vila Buarque, São Paulo – SP
Apresentação de Lorenzo Caraffi, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)

Conferências de Imprensa/Entrevista Coletivas
Local: Centro Cultural José Marques de Melo – Intercom
Rua Joaquim Antunes, 711 – Pinheiros – São Paulo – SP

29 de julho | 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV

5 de agosto | 9h às 13h
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
Erich Meier, responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV

12 de agosto | 9h00 às 13h00
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
Yan Boechat, jornalista

26 de agosto | 10h30 às 14h00
Encontro de avaliação e entrega de certificado
Lorenzo Caraffi