Reforma gráfica coincide com maioridade


16/11/2006


       Ota desenha esboços  de Concursino

A segunda e última fase do novo projeto gráfico do jornal Folha Dirigidainiciada em setembro deste ano, pelo Caderno de Educação — será implantada no próximo dia 21. A data coincide com a comemoração dos 21 anos de existência do jornal, que circula no Rio de Janeiro, às terças e quintas-feiras. Trata-se da maior mudança visual da publicação, especializada também em concursos e recursos humanos.

Entre as novidades que chegam às bancas nos próximos dias está a introdução de uma tira de humor com o personagem Concursino, criado pelo cartunista Ota especialmente para a Folha Dirigida. Concursino passa a vida fazendo concursos públicos e promete ser um momento de descontração e — em alguns casos — de identificação para os leitores. Em sua reforma gráfica — promovida pelo editor de Arte Francisco Ucha — o jornal está ainda reduzindo as fontes de letras, de cinco para três. Além disso, as fotos passaram a ser importante elemento gráfico, inclusive na primeira página.

Também editor gráfico do Jornal da ABI, Ucha tranqüiliza os leitores:
— Trata-se de uma nova embalagem, uma modernização, mas não é apenas uma alteração estética. O objetivo, com resultado já comprovado no Caderno de Educação, é tornar o jornal mais leve e agradável, facilitando a leitura e a busca de informações, sem descaracterizar o veículo. O conteúdo básico permanecerá o mesmo, mas também haverá avanços nesse campo.

                   Jornalista Adolfo Martins

Segundo o Diretor de Redação da Folha Dirigida, Rogério Rangel, a reforma leva em conta a necessidade de manter o leitor identificado com a publicação a que está habituado:
— Estamos integrando o veículo aos novos conceitos do design, tornando-o mais leve e atual. Os leitores, certamente, gostarão do resultado.

Para o Presidente do Grupo Folha Dirigida, jornalista Adolfo Martins, a linha editorial, consolidada durante 21 anos, permanece inalterada:
— Juntamente com a embalagem, estamos ampliando e melhorando o conteúdo, mas não modificamos o escopo geral. Continuaremos combativos como sempre, exigindo transparência e moralidade no serviço público em geral. Continuaremos sendo o jornal das boas oportunidades.

Crescimento

A reforma gráfica da Folha Dirigida marca uma grande mudança visual do jornal, que começou em uma sala de 24 m² no Edifício Odeon, no Centro do Rio. Hoje, a Folha está instalada em prédio próprio, o Edifício Barbosa Lima Sobrinho, que tem sete andares, incluindo parque gráfico, na Rua do Riachuelo.

Da primeira edição — com 3 mil exemplares de oito páginas — até atingir a maioridade, o jornal deu um salto gigantesco: a tiragem, hoje, no Rio, é de cerca de 70 mil exemplares, duas vezes por semana, fora as edições extras e as regionais, cobrindo todo o Brasil. O Caderno de Educação foi introduzido em 1998. No ano seguinte, estreou a edição eletrônica, a Folha Dirigida Online, bicampeã do iBest , em 2004 e 2005, na categoria educação, trabalho e cidadania.