Professor goiano lança livro sobre siglas


17/11/2010


Um livro vem despertando a curiosidade de professores, alunos e pesquisadores, em todo o Brasil. Trata-se do volume “Siglas emergentes” (Editora Kelps), lançado pelo professor aposentado de Geografia Adejar Santos. O trabalho reúne 5 mil 705 siglas sobre áreas variadas como química, biologia, pesos e medidas e até imprensa, quando se refere à ABI (Associação Brasileira de Imprensa).
 
A idéia de realizar uma pesquisa sobre o significado das siglas surgiu em 2000, quando Adejar Santos iniciou a sua graduação em Geografia, na Universidade Estadual de Goiás (UEG):
— Esse projeto nasceu da minha própria necessidade de conhecer o significado das siglas, pois naquele tempo ainda tinha dificuldades para acessar a internet, e com isso tive problemas demais com as siglas. Assim nasceu a idéia de um livro que pudesse ajudar estudantes e acadêmicos, contou Adejar Santos.
 
 
Adejar disse que levou dez anos para completar o trabalho e que as fontes da sua pesquisa foram jornais, revistas e material de embalagens de produtos, entre outros que lhe despertavam a curiosidade.
 
Segundo o autor, na composição de uma sigla algumas das letras registradas com mais freqüência são S e C, mas disse que não pode afirmar corretamente o número de vezes em que cada uma delas aparece. O professor disse que vai pesquisar e divulgar essa informação na próxima edição.  
 
 
Vale ressaltar que a obra mostra uma preocupação do autor como registro de siglas que refletem fenômenos novos, como Cufa (Central Única das Favelas, do Rio de Janeiro). Outro aspecto é a curiosidade que o trabalho está despertando nos mais diversos pontos do País e junto ao público de estudantes:
— Todas as siglas são importantes, o grau da procura sobre os seus significados depende muito da pessoa e do seu interesse. Os alunos falam muito de Skol, Sara Kubitschek de Oliveira, esposa do ex-Presidente Juscelino Kubitschek; e da sigla UAI, União, Amor, Independência, que lembra o termo muito utilizado pela população de Minas Gerais.

 
Outro detalhe que tem deixado o professor Adejar satisfeito é a boa receptividade que o seu trabalho está alcançando nos mais diversos públicos. Disse que recentemente foi procurado por um fazendeiro, que precisava tirar a dúvida de uma filha e queria que ele lhe explicasse o significado da sigla IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).
 
Adejar Santos contou que o seu livro tem tido grande repercussão também na área da Educação:
— Ninguém fala contra e todo mundo quer o meu livro. Eu tenho visitado faculdades para apresentá-lo e já distribuí exemplares para todas as Secretarias de Educação dos 246 municípios do estado de Goiás. Até para Ipixuna, no Amazonas, uma cidade cujo nome eu achei curioso, eu já mandei um volume do livro, disse Adejar.
 
 
Adejar Santos foi locutor da Rádio Difusora de Jataí-AM (GO), graduou-se em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Tornou-se especialista em Espaço, Sociedade e Meio Ambiente, em curso ministrado pela Faculdade Internacional de Curitiba, em sua unidade de Palmas, Tocantins.