Presidente da Alemanha diz que não renuncia


04/01/2012


Christian Wulff, está sendo pressionado a renunciar ao cargo por ter tentado impedir a publicação de uma matéria no jornal Bild, o mais vendido no país, a respeito de um empréstimo de 500 mil euros que lhe foi concedido a uma taxa de juros abaixo da praticada no mercado.
 
Ao ser convidado pelo Bild a dar entrevista sobre o assunto, Wulff teria telefonado para o acionista majoritário do jornal, Friede Springer, e para o Presidente do Grupo, Mathias Dopfner, pedindo a intervenção de ambos para que a matéria não fosse publicada. O Presidente da Alemanha teria feito ameaças ao jornalista autor da matéria. A imprensa alemã noticiou também que Wulff negou conhecer os empresários que lhe concederam o empréstimo.
 
Pressionado pela mídia, Wullf pediu desculpas publicamente. Seu porta-voz reafirmou o compromisso do governante com a liberdade de imprensa. Em entrevista a canais da televisão pública alemã nesta quarta-feira, dia 4, Wulff disse que sua conduta representa “um erro sério” pelo qual “está arrependido”, mas que não pretende deixar a presidência.