Presidenciáveis participam de debate na Band


04/08/2010


A TV Bandeirantes realiza nesta quinta-feira, dia 5, às 22h, na sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em São Paulo, o primeiro debate dos candidatos à Presidência da República. Dilma Rousseff (PT), o tucano José Serra, Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) confirmaram presença. O evento também será transmitido pela BandNews, Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 e pela BandNews FM 96,9. A duração prevista é de duas horas, com cinco blocos.
 
Mediado pelo jornalista Ricardo Boechat, apresentador do “Jornal da Band” e âncora da BandNews FM, o debate terá duas horas de duração e cinco blocos.
No primeiro bloco os candidatos respondem a uma mesma pergunta elaborada pela produção com base em temas sugeridos pelos internautas. A pergunta será respondida seguindo ordem de sorteio. Em seguida, nesse mesmo bloco, inicia-se a rodada de perguntas de candidato para candidato. A ordem para perguntar será sorteada. 

Nos dois blocos seguintes candidato faz pergunta para candidato, nos mesmos moldes do primeiro bloco. No quarto bloco os jornalistas José Paulo de Andrade, da Rádio Bandeirantes, e Joelmir Beting, do Jornal da Band, e da Rádio Bandeirantes, os jornalistas fazem perguntas a um determinado candidato e escolhem outro para comentar a resposta. A regra assegura a participação de todos. 
 
O debate termina no quinto bloco com as considerações finais de cada candidato. Valerá a ordem invertida do primeiro bloco. Ou seja, o último a falar no primeiro bloco será o primeiro a tecer as considerações finais. Cada candidato terá 2 minutos e meio de tempo.

Segundo o Diretor Nacional de Jornalismo da Bandeirantes, Fernando Mitre, as regras foram aperfeiçoadas para dar aos concorrentes maior possibilidade de expor suas propostas:
—Este debate oferecerá mais conteúdo ao telespectador, por isso terá um índice de utilidade maior do que nos anos anteriores.

 

*Com informações da Bandeirantes e Adnews