Prêmio Sesc de Literatura 2015 com inscrições abertas até 1º de março


04/02/2015


As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2015 estão abertas e podem ser realizadas até 1 de março. Pela primeira vez, desde a criação do prêmio em 2003, o processo seletivo será inteiramente realizado via internet, desde o envio de informações pessoais até a obra propriamente dita. Outra novidade desta edição é que os vencedores serão anunciados em julho durante a 13ª edição da Festa Literária de Paraty, a Flip.

O Prêmio Sesc de Literatura é um incentivo à produção literária nacional por meio da valorização de novos escritores e da renovação do mercado. A cada ano, são selecionados dois autores inéditos nas categorias Conto e Romance. Cada vencedor assina contrato de publicação com a editora Record, que será responsável pela distribuição comercial das obras com tiragem inicial mínima de 2 mil exemplares.

Entre os escritores revelados em edições anteriores do Prêmio Sesc de Literatura estão Sérgio Leo, jornalista que após o Prêmio lançou o livro “Ascensão e Queda do Império X”, sobre Eike Batista; Luisa Geisler, vencedora nas duas categorias – conto, em 2011, e romance, em 2012; André de Leones, vencedor em 2006 com o livro “Hoje Está Um Dia Morto”, que será adaptado para o cinema; e Marcos Peres, ganhador de 2013, com “O Evangelho Segundo Hitler” e também vencedor do Prêmio SP de Literatura 2014 na categoria estreantes e finalista do Jabuti.

Para participar, os candidatos deverão ter um livro inédito de romance ou contos para submeter à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. O autor poderá concorrer nas duas categorias desde que tenha obras nunca publicadas em ambas. A inscrição gera automaticamente um código identificador, a partir do qual o concorrente poderá acompanhar todas as etapas do processo de avaliação.

O edital completo está disponível em www.sesc.com.br/premiosesc. Informações adicionais também podem ser obtidas pelo e-mail literatura@sesc.com.br.